MU­LHE­RES DE ALMODÓVAR

EM ‘JU­LI­E­TA’, DI­RE­TOR RE­TO­MA O OLHAR SEN­SÍ­VEL SO­BRE OS CON­FLI­TOS FEMININOS

Metro Brazil (ABC) - - Front Page - Ve­ja o trai­ler no me­tro­jor­nal.com.br

Nem to­do mundo riu com o es­cra­cho de “Aman­tes Pas­sa­gei­ros” (2013), mais re­cen­te in­ves­ti­da de Pe­dro Almodóvar na co­mé­dia. Tal­vez por is­so o di­re­tor te­nha de­ci­di­do vol­tar ao que apa­ren­te­men­te faz de me­lhor: re­tra­tar mu­lhe­res e seus con­fli­tos com uma pers­pi­cá­cia úni­ca.

Pa­ra cri­ar “Ju­li­e­ta”, que es­treia ho­je, o es­pa­nhol se ins­pi­rou na obra da es­cri­to­ra ca­na­den­se Alice Mun­ro, prê­mio No­bel de Li­te­ra­tu­ra em 2013, co­nhe­ci­da por es­cre­ver con­tos chei­os de hu­ma­ni­da­de so­bre per­so­na­gens que po­de­ri­am ter saí­do de qua­dros de Edward Hop­per.

O fil­me é uma com­pi­la­ção de três his­tó­ri­as pre­sen­tes no li­vro “A Fu­gi­ti­va”. Ele nar­ra a tra­je­tó­ria da per­so­na­gem-tí­tu­lo, vi­vi­da por du­as atri­zes di­fe­ren­tes, apre­sen­ta­da em mo­men­tos dis­tin­tos da vi­da.

Já na ma­tu­ri­da­de, Ju­li­e­ta (Em­ma Suá­rez) es­bar­ra com uma an­ti­ga ami­ga de sua úni­ca fi­lha, que não vê há mais de uma dé­ca­da. O en­con­tro a faz re­to­mar sen­ti­men­tos ador­me­ci­dos, re­lem­bran­do a his­tó­ria que cul­mi­nou no afas­ta­men­to das du­as.

É quan­do en­tra em ce­na Ju­li­e­ta jo­vem (Adri­a­na Ugar­te), car­re­gan­do nas cos­tas o en­vol­vi­men­to com um pes­ca­dor ca­sa­do (Da­ni­el Grao), uma his­tó­ria de amor apai­xo­na­da e uma tra­gé­dia que mu­da o cur­so das coi­sas.

Almodóvar re­to­ma aqui a so­bri­e­da­de aban­do­na­da no fil­me an­te­ri­or. Ele não se pre­o­cu­pa em jul­gar su­as per­so­na­gens. Seu tra­ba­lho é dei­xá-las re­ve­lar por si mes­mas su­as com­ple­xi­da­des, por meio do pri­mo­ro­so tra­ba­lho de Suá­rez e Ugar­te, que tra­ba­lham pe­la pri­mei­ra vez com o di­re­tor.

O lon­ga dis­pu­tou a Pal­ma de Ou­ro no úl­ti­mo Fes­ti­val de Can­nes, mas sua apa­ri­ção na Croi­set­te aca­bou ofus­ca­da com a ci­ta­ção do es­pa­nhol no es­cân­da­lo dos Pa­na­má Pa­pers, que en­vol­via po­lí­ti­cos com con­tas não de­cla­ra­das no ex­te­ri­or. Uma pe­na: “Ju­li­e­ta” po­de não ser Almodóvar em sua me­lhor for­ma, mas é ain­da um be­lo exer­cí­cio de sen­si­bi­li­da­de no ci­ne­ma.

| DI­VUL­GA­ÇÃO

Adri­a­na Ugar­te es­tre­la o fil­me

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.