Fei­jão. Pre­ço de­ve co­me­çar a cair em agos­to, diz as­so­ci­a­ção

Metro Brazil (ABC) - - Economia -

O pre­ço do fei­jão, que já dis­pa­rou 54% nes­te ano, de­ve co­me­çar acair em agos­to, pe­río­do do iní­cio da co­lhei­ta da ter­cei­ra sa­fra do pro­du­to. Se­gun­do o di­re­tor da Ace­bra (As­so­ci­a­ção das Em­pre­sas Ce­re­a­lis­tas do Brasil), Ro­ber­to Qu­ei­ro­ga, a par­tir de ju­lho, já ha­ve­rá al­gu­ma aco­mo­da­ção em re­la­ção apre­ço.

No mês pas­sa­do, o go­ver­no au­to­ri­zou a im­por­ta­ção de fei­jão de al­guns paí­ses, com o ob­je­ti­vo de re­du­zir o pre­ço do pro­du­to. Pa­ra Qu­ei­ro­ga, a im­por­ta­ção do pro­du­to não tra­rá im­pac­to no pre­ço, por­que o fei­jão ca­ri­o­ca, o mais con­su­mi­do no país, não é pro­du­zi­do no mer­ca­do ex­ter­no.

O IBGE pro­je­ta uma redução de 1% em ju­nho e de 6,6% no ano­na pro­du­ção de fei­jão, de­vi­do às con­di­ções cli­má­ti­cas des­fa­vo­rá­veis .“Em fun­ção do au­men­to do pre­ço, a ex­pec­ta­ti­va é de ex­pan­são das áre­as cul­ti­va­das com o fei­jão 3ª sa­fra. Es­te mês, a es­ti­ma­ti­va da área plan­ta­da cres­ceu 10,9% e a pro­du­ção es­pe­ra­da 11,3%”, diz o ins­ti­tu­to.

A sa­fra bra­si­lei­ra de grãos de­ve re­cu­ar 8,4% em 2016, pa­ra 191,8 mi­lhões de to­ne­la­das. Se con­fir­ma­da, a que­da se­rá a mai­or des­de 1996.

| MAR­CE­LO CA­MAR­GO/ABR

Fei­jão já fi­cou 54% mais ca­ro nes­te ano

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.