Rei­no Uni­do. Mu­lhe­res li­de­ram se­gun­da ro­da­da

Metro Brazil (ABC) - - Mundo -

Na se­gun­da ro­da­da de vo­ta­ções que vão de­fi­nir quem se­rá o no­vo pri­mei­ro-mi­nis­tro bri­tâ­ni­co, par­la­men­ta­res con­ser­va­do­res do Rei­no Uni­do afu­ni­la­ram on­tem a dis­pu­ta ao car­go em dois no­mes: a mi­nis­tra do In­te­ri­or, The­re­sa May, 59, e a mi­nis­tra de Ener­gia, An­drea Le­ad­som, 53.

A ven­ce­do­ra da dis­pu­ta – na pró­xi­ma e úl­ti­ma eta­pa, em vo­ta­ção por cor­reio, en­tre 150 mil mem­bros do Par­ti­do Con­ser­va­dor – se tor­na­rá a se­gun­da mu­lher a as­su­mir a fun­ção de pri­mei­ra-mi­nis­tra no país. A pri­mei­ra foi Mar­ga­ret That­cher (1979-1990). The­re­sa, que ape­lou pa­ra que os par­la­men­ta­res vo­tem ne­la pen­san­do em sua gran­de ex­pe­ri­ên­cia no go­ver­no, re­ce­beu o apoio de mais da me­ta­de da le­gen­da, mas sua vi­tó­ria não é ga­ran­ti­da.

As can­di­da­tas fi­nais te­rão de pas­sar se­ma­nas ten­tan­do con­quis­tar os mem­bros da le­gen­da ma­jo­ri­ta­ri­a­men­te eu­ro­cé­ti­ca, que po­dem acre­di­tar que um no­vo ros­to tem mais chan­ce em uma elei­ção em 2020. O ven­ce­dor se­rá co­nhe­ci­do no dia 9 de se­tem­bro.

| REUTERS

The­re­sa May (à es­quer­da) e An­drea Le­ad­som: fa­vo­ri­tas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.