Ocu­pa­ção Glau­co exal­ta o cri­a­dor de Ge­ral­dão

Hu­mor. Fa­mo­so por char­ges po­lí­ti­cas e sua ati­vi­da­de co­mo lí­der es­pi­ri­tu­al, car­tu­nis­ta é te­ma de ex­po­si­ção que abre nes­te sá­ba­do

Metro Brazil (ABC) - - Cultura -

Pa­ra com­ple­tar a tri­lo­gia dos car­tu­nis­tas mais im­por­tan­tes do país, os fa­mo­sos “Los 3 Ami­gos”, o Itaú Cul­tu­ra abre ama­nhã a Ocu­pa­ção Glau­co, em ho­me­na­gem ao ar­tis­ta as­sas­si­na­do em 2010. Os co­le­gas An­ge­li e La­er­te fo­ram te­ma de mos­tra em 2012 e 2014, res­pec­ti­va­men­te.

Com mais de 200 obras, a ex­po­si­ção es­tá di­vi­di­da em ni­chos e apre­sen­ta di­fe­ren­tes fa­ses de sua vi­da ar­tís­ti­ca, o que in­clui per­so­na­gens de hu­mor es­cra­cha­do, co­mo Ge­ral­dão e Ca­sal Neu­ras, além das char­ges po­lí­ti­cas e qua­dri­nhos chei­os de crí­ti­cas so­ci­ais que fa­zem sen­ti­do até hoje. A ocu­pa­ção tam­bém traz es­bo­ços de de­se­nhos, ti­ras e ma­te­ri­ais ina­ca­ba­dos.

“A ideia era ce­le­brar o Glau­co e trans­por­tar o es­ti­lo de­le pa­ra o nos­so es­pa­ço, apre­sen­tan­do seus tra­ços aber­tos e qua­se sem ce­ná­rio. Com is­so, a mos­tra fi­cou cle­an, mas ao mes­mo tem­po mui­to mar­can­te”, ex­pli­ca Car­los Cou­to, cu­ra­dor do Itaú Cul­tu­ral que fez par­te da equi­pe de mais de dez pes­so­as en­vol­vi­das na montagem da ocu­pa­ção. Lí­der es­pi­ri­tu­al A viú­va de Glau­co, Be­a­triz Ve­niss, tam­bém par­ti­ci­pou da con­cep­ção co­mo con­sul­to­ra, prin­ci­pal­men­te so­bre a vi­da pes­so­al do ar­tis­ta e seu pa­pel co­mo lí­der es­pi­ri­tu­al e fun­da­dor da igre­ja dai­mis­ta Céu de Ma­ria, em 1997, no Ja­ra­guá.

“Des­de que ele se foi, pro­cu­rei pre­ser­var tu­do com o ob­je­ti­vo de um dia mos­trar a obra de­le pa­ra o público, de man­ter vi­vo seu tra­ba­lho”, con­ta Be­a­triz. “Mas tam­bém qu­e­ria mos­trar sua vi­da es­pi­ri­tu­al, co­mo era um ho­mem de men­te aber­ta, com um pen­sa­men­to mo­der­no”.

Pa­ra re­tra­tar um pou­co mais da per­so­na­li­da­de de Glau­co, a mos­tra traz ví­de­os com de­poi­men­tos de ami­gos de lon­ga da­ta e com­pa­nhei­ros de tra­ba­lho, co­mo An­ge­li, La­er­te, Nil­son Aze­ve­do, seu ir­mão e tam­bém de­se­nhis­ta Pe­li­ca­no e o editor To­ni­nho Men­des, que tra­ba­lhou com o car­tu­nis­ta por mais de dez anos e es­tá re­lan­çan­do o li­vro “Mi­no­ri­as do Glau­co”. ME­TRO

Car­tu­nis­ta com os fi­lhos e a es­po­sa, Be­a­triz

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.