Ma­ra­nhão é pres­si­o­na­do a pau­tar cas­sa­ção de Cu­nha

Metro Brazil (ABC) - - Brasil -

Pres­tes a pôr fim a uma pre­si­dên­cia in­te­ri­na de dois me­ses, Wal­dir Ma­ra­nhão (PP-MA) não des­car­ta se des­pe­dir do car­go dei­xan­do mar­ca­da a vo­ta­ção do pro­ces­so de cas­sa­ção de Edu­ar­do Cu­nha (PMDB-RJ). Na reu­nião de lí­de­res ho­je, o pre­si­den­te in­te­ri­no se­rá pres­si­o­na­do pa­ra sa­cra­men­tar es­ta se­ma­na o fu­tu­ro po­lí­ti­co de Cu­nha, pre­vi­a­men­te agen­da­do pa­ra agos­to. O ar­gu­men­to é o de que ha­ve­rá pre­sen­ça ma­ci­ça dos de­pu­ta­dos, em vir­tu­de das elei­ções pa­ra a pre­si­dên­cia da Ca­sa.

A pos­si­bi­li­da­de de êxi­to na pres­são, no en­tan­to, é pe­que­na. A CCJ (Co­mis­são de Cons­ti­tui­ção e Jus­ti­ça) pre­ci­sa­ria der­ru­bar o re­la­tó­rio de Ro­nal­do Fon­se­ca (Pros-DF) – que pe­de que a vo­ta­ção da cas­sa­ção no Con­se­lho de Éti­ca se­ja re­fei­ta – e se­ri­am ne­ces­sá­ri­as du­as ses­sões do ple­ná­rio pa­ra o pro­ces­so ser ana­li­sa­do na quin­ta-fei­ra, um dia após as elei­ções e com a Câ­ma­ra já com o no­vo pre­si­den­te elei­to. Mo­vi­men­ta­ções Cu­nha so­freu mais uma der­ro­ta na sex­ta-fei­ra. Fon­se­ca não aca­tou o pe­di­do da de­fe­sa de re­vi­sar to­do o pro­ces­so de cas­sa­ção. No re­cur­so, Cu­nha ale­ga­va que ti­nha si­do jul­ga­do co­mo pre­si­den­te da Ca­sa e não co­mo um de­pu­ta­do co­mum.

O re­cur­so, que per­ma­ne­ce vá­li­do, é a tá­bua de sal­va­ção do ex-pre­si­den­te da Câ­ma­ra. Após a re­nún­cia, na quin­ta-fei­ra, Cu­nha vol­tou à car­ga pa­ra a com­po­si­ção na CCJ. Sem os 34 vo­tos ne­ces­sá­ri­os – a co­mis­são tem 66 de­pu­ta­dos –, so­men­te uma mu­dan­ça en­tre os ti­tu­la­res e su­plen­tes po­de­ria evi­tar a der­ro­ta e o en­vio do pro­ces­so pa­ra o ple­ná­rio.

Nos úl­ti­mos di­as, o de­pu­ta­do afas­ta­do ma­pe­ou os par­ti­dos que ain­da po­dem lhe dar es­pe­ran­ça. Pro­cu­rou pa­ra con­ver­sas os lí­de­res An­dré Mou­ra (PSC-SE), Ba­leia Ros­si (PMDB-SP), Jo­vair Aran­tes (PTB-GO), Ael­ton Frei­tas (PR-MG), Mar­ce­lo Aro (PHS-MG) e Agui­nal­do Ri­bei­ro (PP-PB).

A pos­si­bi­li­da­de de um no­vo ‘acor­dão’ pa­ra sal­var Cu­nha é mais um ar­gu­men­to pa­ra ten­tar vo­tar a cas­sa­ção o quan­to an­tes. ME­TRO BRASÍLIA

| WIL­SON DI­AS/ABR

Ma­ra­nhão so­fre pres­são pa­ra o úl­ti­mo ato no car­go

| MAR­CE­LO CA­MAR­GO/ABR

Cu­nha tra­ba­lha pa­ra sal­var o man­da­to

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.