Ati­ra­dor de Dal­las pla­ne­ja­va ata­ques mai­o­res

Po­lí­cia en­con­trou na ca­sa de Mi­cah John­son ma­te­ri­ais pa­ra fa­bri­ca­ção de bom­bas que po­de­ri­am cau­sar ‘efei­tos de­vas­ta­do­res’

Metro Brazil (ABC) - - Mundo -

O ati­ra­dor que ma­tou cin­co po­li­ci­ais em Dal­las, no Te­xas, pla­ne­ja­va um ata­que de mai­o­res pro­por­ções pa­ra “fa­zer os agen­tes pa­ga­rem” pe­la vi­o­lên­cia con­tra as mi­no­ri­as, re­ve­lou on­tem o che­fe da po­lí­cia lo­cal, Da­vid Brown, em en­tre­vis­ta à “CNN”.

Na úl­ti­ma quin­ta-fei­ra, Mi­cah John­son, um ve­te­ra­no ne­gro da guer­ra do Afe­ga­nis­tão, ma­tou cin­co po­li­ci­ais em Dal­las e fe­riu se­te. O ati­ra­dor foi mor­to por um robô-bom­ba da po­lí­cia.

“Nos­sa ins­pe­ção na ca­sa do sus­pei­to nos le­va a crer, com ba­se nos ma­te­ri­ais pa­ra a fa­bri­ca­ção de bom­bas e o diá­rio que en­con­tra­mos, que ele pra­ti­ca­va de­to­na­ções e que ti­nha ma­te­ri­al su­fi­ci­en­te pa­ra cau­sar efei­tos de­vas­ta­do­res em nos­sa ci­da­de e em nos­sa área do nor­te do Te­xas”, afir­mou Brown.

Os in­ves­ti­ga­do­res es­tão “con­ven­ci­dos” de que John­son “ti­nha ou­tros pla­nos e pen­sa­va que es­ta­va fa­zen­do o cer­to ao fa­zer os agen­tes pa­ga­rem pe­lo que via co­mo es­for­ços po­li­ci­ais pa­ra cas­ti­gar os ne­gros”.

A po­lí­cia tra­ba­lha so­bre a teoria de que o agres­sor ti­nha pla­ne­ja­do ata­car as for­ças de se­gu­ran­ça an­tes das mor­tes de dois ho­mens ne­gros por agen­tes bran­cos no iní­cio da se­ma­na pas­sa­da.

“Acre­di­ta­mos que es­sas mor­tes só ge­ra­ram seu de­lí­rio pa­ra ace­le­rar seus pla­nos e ele viu o pro­tes­to de Dal­las co­mo uma opor­tu­ni­da­de de co­me­çar a se­me­ar o ca­os en­tre nos­sos agen­tes”, afir­mou Brown.

Brown tam­bém dis­se que o sus­pei­to, apa­ren­te­men­te fe­ri­do, es­cre­veu as le­tras ‘RB’ com o seu san­gue, nu­ma pa­re­de do lo­cal on­de es­te­ve es­con­di­do. A equi­pe de in­ves­ti­ga­ção ain­da não con­se­guiu de­ter­mi­nar se John­son atu­ou so­zi­nho ou te­ve cúm­pli­ces, mas con­fir­mou que não ti­nha an­te­ce­den­tes pe­nais, ape­nas uma de­nún­cia por abu­so se­xu­al den­tro do Exér­ci­to.

No ter­cei­ro dia con­se­cu­ti­vo de pro­tes­tos con­tra a ação vi­o­len­ta da po­lí­cia em re­la­ção aos ne­gros, mi­lha­res de ma­ni­fes­tan­tes fi­ze­ram pas­se­a­tas no sá­ba­do pe­las ru­as de No­va York, Washing­ton e de­ze­nas de ou­tras ci­da­des dos Es­ta­dos Uni­dos em pro­tes­to pe­las mor­tes dos dois ne­gros ba­le­a­dos por po­li­ci­ais em St. Paul, em Min­ne­so­ta, e em Ba­ton Rou­ge, em Loui­si­a­na. Se­gun­do a “CNN”, pe­lo me­nos 198 pes­so­as fo­ram pre­sas nes­sas du­as ci­da­des, on­de os dois ho­mens fo­ram mor­tos, além No­va York e Chi­ca­go.

O pre­si­den­te dos Es­ta­dos Uni­dos, Ba­rack Oba­ma, vi­a­ja­rá ama­nhã a Dal­las e fa­rá um dis­cur­so em uma ho­me­na­gem aos po­li­ci­ais as­sas­si­na­dos. Oba­ma en­cur­tou sua vi­si­ta à Es­pa­nha no fi­nal de se­ma­na, em prin­cí­pio de dois di­as, de­vi­do à vi­o­lên­cia ra­ci­al re­gis­tra­da nos EUA. ME­TRO

| SHANNON STAPLETON/REU­TERS

Pri­sões mar­cam pro­tes­tos con­tra vi­o­lên­cia po­li­ci­al

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.