CA­DEI­RA CO­BI­ÇA­DA

Cor­ri­da elei­to­ral. Câ­ma­ra mar­ca pa­ra quar­ta a es­co­lha do su­ces­sor de Edu­ar­do Cu­nha na pre­si­dên­cia da Ca­sa. Elei­ções já con­tam com seis can­di­da­tos. Fa­vo­ri­tos fa­zem cam­pa­nha nos bas­ti­do­res, mas se ofi­ci­a­li­za­rão na úl­ti­ma ho­ra. Go­ver­no ape­la por no­me de cons

Metro Brazil (ABC) - - Brasil - MAR­CE­LO FREI­TAS

Os de­pu­ta­dos irão às ur­nas na quar­ta-fei­ra pa­ra es­co­lher o su­ces­sor de Edu­ar­do Cu­nha (PMDB-RJ) – que re­nun­ci­ou na úl­ti­ma quin­ta-fei­ra. Até on­tem, a in­cer­te­za era uma re­gra. Uma que­da de bra­ço en­tre lí­de­res e o pre­si­den­te in­te­ri­no, Wal­dir Ma­ra­nhão (PP-MA), co­lo­cou dú­vi­da até na da­ta da elei­ção. As li­de­ran­ças de­fen­di­am a ter­ça-fei­ra. No úl­ti­mo sus­pi­ro no po­der, Ma­ra­nhão che­gou a con­fir­mar o plei­to pa­ra quin­ta-fei­ra. Após ape­lo do Pa­lá­cio do Pla­nal­to, que te­mia que o im­pas­se se ar­ras­tas­se até agos­to, na vol­ta do re­ces­so par­la­men­tar, Ma­ra­nhão ce­deu e con­fir­mou a elei­ção, em vo­ta­ção se­cre­ta, pa­ra quar­ta-fei­ra, às 19h.

Mes­mo com apoio in­ci­pi­en­te, seis de­pu­ta­dos já lan­ça­ram a can­di­da­tu­ra ofi­ci­al­men­te e con­tam com trai­ções pa­ra se al­çar ao man­da­to-tam­pão, que du­ra­rá pou­co mais de 200 di­as, até 1º de fe­ve­rei­ro de 2017. Fa­vo­ri­tos Pa­ra afas­tar o ím­pe­to dos ‘aza­rões’, os pré-can­di­da­tos apon­ta­dos co­mo fa­vo­ri­tos pas­sa­ram o fi­nal de se­ma­na ao te­le­fo­ne ten­tan­do vi­a­bi­li­zar a can­di­da­tu­ra pa­ra che­gar à dis­pu­ta com chan­ces re­ais de vi­tó­ria.

Ro­gé­rio Ros­so (PSD-DF) é apon­ta­do co­mo no­me mais for­te. Ele é vis­to co­mo um can­di­da­to de Edu­ar­do Cu­nha, apoio que po­de fa­zer a di­fe­ren­ça na es­co­lha dos co­le­gas na vo­ta­ção se­cre­ta.

Por con­ta dis­so, o ‘Cen­trão’, for­ma­do por 13 par­ti­dos, bus­ca ter um pla­no B. Fer­nan­do Gi­a­co­bo (PR-PR) é um no­me que agra­da a mai­o­ria dos par­la­men­ta­res do blo­co. Ele já vi­nha con­du­zin­do os tra­ba­lhos, uma vez que o ple­ná­rio re­jei­ta­va Ma­ra­nhão.

Na ou­tra pon­ta es­tá Ro­dri­go Maia (DEM-RJ) que, nos úl­ti­mos di­as, ca­ti­vou o apoio da opo­si­ção – PT, PC­doB e PDT – e se for­ta­le­ceu na dis­pu­ta

Os três tra­ba­lham in­ten­sa­men­te nos bas­ti­do­res, mas só ofi­ci­a­li­za­rão a can­di­da­tu­ra no pra­zo fi­nal das elei­ções. Ban­ca­das di­vi­di­das Es­ti­ma-se que a dis­pu­ta pos­sa ter até 15 can­di­da­tos. O Psol de­ci­di­rá ho­je se lan­ça­rá can­di­da­tu­ra e co­lo­ca­rá Je­an Wyllys (RJ) ou Luí­za Erun­di­na (SP) no pá­reo. Uma ala do PMDB não acei­ta fa­zer acor­do e quer can­di­da­to pró­prio. Car­los Ma­run (MS) e Os­mar Ser­ra­glio (PR) ad­mi­tem con­cor­rer.

No PSB, Hu­go Leal (RJ) e Júlio Del­ga­do (MG) que­rem fa­zer fren­te a He­rá­cli­to For­tes (PI), já ofi­ci­a­li­za­do na dis­pu­ta. Pre­o­cu­pa­ção O con­fli­to den­tro da ba­se ali­a­da co­lo­cou o Pla­nal­to nu­ma si­tu­a­ção de­li­ca­da. O pre­si­den­te in­te­ri­no, Mi­chel Te­mer (PMDB), pro­cu­rou se man­ter neu­tro na dis­pu­ta e es­pe­ra­va que no úl­ti­mo mo­men­to um no­me de con­sen­so se­ria cons­truí­do. O pós-elei­ções já é vis­to co­mo um de­sa­fio pa­ra a re­com­po­si­ção do apoio às pro­pos­tas do go­ver­no.

| AN­TO­NIO CRUZ/AGÊN­CIA BRA­SIL

Ca­dei­ra cen­tral da Me­sa Di­re­to­ra da Câ­ma­ra fi­cou va­ga na úl­ti­ma quin­ta-fei­ra com a re­nún­cia de Edu­ar­do Cu­nha do car­go. No­vo ocu­pan­te te­rá pou­co mais de 200 di­as de po­der

LUIS MA­CE­DO/AGÊN­CIA C­MA­RA MAR­CE­LO CA­MAR­GO/ABR LUIS MA­CE­DO/AGÊN­CIA C­MA­RA

Maia ten­ta agra­dar go­ver­no e opo­si­ção Ros­so car­re­ga o pe­so do fa­vo­ri­tis­mo em con­tras­te com apoio de Cu­nha Gi­a­co­bo ten­ta uni­fi­car o Cen­trão e ser a sur­pre­sa das elei­ções

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.