Ar­te e te­ch jun­tas em fes­ti­val

In­te­ra­ti­vi­da­de. Fi­esp re­ce­be mais de 300 tra­ba­lhos fei­tos por ar­tis­tas de 31 pai­ses na 17a edi­cao da FILE 2016

Metro Brazil (ABC) - - Cultura -

Tra­di­ci­o­nal no ca­len­dá­rio da ci­da­de, o Fes­ti­val In­ter­na­ci­o­nal de Lin­gua­gem Ele­trô­ni­ca (FILE) abre ho­je sua 17ª edi­ção pro­me­ten­do pa­ra o pú­bli­co ain­da mais imer­são e in­te­ra­ção nos mun­dos ar­tís­ti­co e tec­no­ló­gi­co.

Com o te­ma “Ve­nha pas­sar do li­mi­te”, o even­to gra­tui­to que fi­ca em car­taz até 28 de agos­to traz 331 tra­ba­lhos di­vi­di­dos en­tre mos­tra de ins­ta­la­ções in­te­ra­ti­vas e obras de re­a­li­da­de vir­tu­al com uso de ócu­los 3D, per­for­man­ce de obras so­no­ras e au­di­o­vi­su­ais (Ho­persô­ni­ca), ani­ma­ções e jo­gos (Ani­ma+Ga­mes), vi­de­o­ar­te e net ar­te, além do FILE Led Show 2016, que vai apre­sen­tar seis obras de vi­de­o­ar­te sen­so­ri­al na fa­cha­da do pré­dio da Fi­esp.

“Vi­ve­mos uma ar­te con­tem­po­râ­nea que es­tá to­tal­men­te re­la­ci­o­na­da com a tec­no­lo­gia, não dá mais pa­ra se­pa­rar uma coi­sa da ou­tra”, ex­pli­ca Ri­car­do Bar­re­to, que é um dos ide­a­li­za­do­res e cu­ra­do­res da FILE. “Por con­ta dis­so, a pro­pos­ta des­te ano é mos­trar es­sa co­ne­xão, es­sa com­bi­na­ção do es­pa­ço re­al com o vir­tu­al pa­ra ex­pe­ri­men­tar a sen­sa­ção de ir além do li­mi­te, de trans­gre­dir fron­tei­ras”. Eclé­ti­ca e in­ter­na­ci­o­nal Ao to­do, 339 ar­tis­tas vin­dos de 31 paí­ses par­ti­ci­pam da FILE tra­zen­do obras e con­cei­tos to­tal­men­te di­fe­ren­tes um do ou­tro.

“É sem­pre um de­sa­fio reu­nir tan­tos tra­ba­lhos, por­que es­sa é uma área que es­tá mu­dan­do to­da ho­ra, ca­da vez com no­vas pro­pos­tas. Mas acho que é exa­ta­men­te es­se ali­nha­men­to de te­mas que faz o fes­ti­val ser tão ri­co. Acho que o pú­bli­co vai ado­rar”, diz Ri­car­do.

No ano pas­sa­do, o even­to re­ce­beu 70.769 vi­si­tan­tes e a ex­pec­ta­ti­va é de que es­se nú­me­ro au­men­te im­pul­si­o­na­do pe­lo pe­río­do de fé­ri­as es­co­la­res e a mes­cla de ex­pe­ri­men­ta­ções.

Pe­la pri­mei­ra vez, a FILE traz uma cri­a­ção ani­ma­trô­ni­ca, ou se­ja um bo­ne­co que ga­nhou vi­da uti­li­zan­do re­cur­sos da ele­trô­ni­ca e da ro­bó­ti­ca. Cri­a­da pe­lo taiwa­nês Ting-Tong Chang, a es­cul­tu­ra autô­ma­ta hi­per-re­a­lis­ta fa­lan­te se cha­ma Ro­bin­son e tem co­mo me­ta in­ves­ti­gar a his­tó­ria des­se ti­po de má­qui­na na Eu­ro­pa co­mo um meio de ex­plo­rar vi­sões utó­pi­cas.

“Ro­bin­son” es­treia co­mo pri­mei­ra es­cul­tu­ra ani­ma­trô­ni­ca do even­to

FO­TOS: DI­VUL­GA­ÇÃO

Ví­deo ‘Bo­le­ba’, de Ce­li­na Por­tel­la, re­tra­ta in­fân­cia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.