Tri­bu­ta­ção. Se­te em ca­da dez bra­si­lei­ros são con­tra a CPMF

Metro Brazil (ABC) - - Economia -

Pes­qui­sa re­a­li­za­da pe­lo Ibo­pe In­te­li­gên­cia pa­ra a CNI (Con­fe­de­ra­ção Na­ci­o­nal da In­dús­tria) mos­tra que 73% dos bra­si­lei­ros são con­tra a vol­ta da CPMF, en­quan­to ape­nas 20% são fa­vo­rá­veis. Em 2010, quan­do tam­bém se dis­cu­tiu o re­tor­no da con­tri­bui­ção, os per­cen­tu­ais eram se­me­lhan­tes: 72% con­tra e 20% a fa­vor.

As res­pos­tas fo­ram da­das pe­los en­tre­vis­ta­dos após uma apre­sen­ta­ção da atu­al pro­pos­ta de re­cri­a­ção da CPMF co­mo meio de ar­re­ca­da­ção pa­ra a Pre­vi­dên­cia e saú­de pú­bli­ca. An­tes da ex­pli­ca­ção, ape­nas 32% sa­bi­am di­zer o que é a CPMF e a de­fi­ni­ram co­mo um tri­bu­to. “Is­so mos­tra o gran­de des­co­nhe­ci­men­to da po­pu­la­ção so­bre o te­ma, que tem ga­nha­do des­ta­que nas dis­cus­sões so­bre co­mo cor­ri­gir o de­fi­cit fis­cal”, diz a CNI.

A mai­o­ria (70%) dos bra­si­lei­ros con­si­de­ra que a CMPF é um im­pos­tos in­jus­to, pois afe­ta as pes­so­as in­de­pen­den­te­men­te do seu ní­vel de ren­da. São 61% os que re­co­nhe­cem que a CPMF afe­ta a to­dos, e não só quem pos­sui con­ta ban­cá­ria, e 59% con­cor­dam que a sua vol­ta ge­ra­ria au­men­to nos pre­ços.

A pes­qui­sa mos­tra que 81% de bra­si­lei­ros ava­li­am que o go­ver­no já ar­re­ca­da mui­to e não pre­ci­sa au­men­tar im­pos­tos pa­ra me­lho­rar os ser­vi­ços pú­bli­cos. A fa­tia que con­si­de­ra os im­pos­tos mui­to ele­va­dos su­biu de 44% em 2010 pa­ra 65% em 2016.

Pa­ra 80% dos en­tre­vis­ta­dos, o go­ver­no de­ve re­du­zir as des­pe­sas atu­ais pa­ra di­mi­nuir os de­fi­cits or­ça­men­tá­ri­os. A pri­o­ri­da­de de­ve ser re­du­zir o cus­teio da má­qui­na pú­bli­ca e os sa­lá­ri­os dos fun­ci­o­ná­ri­os pú­bli­cos, na opi­nião de 32% e 22%, res­pec­ti­va­men­te.

A pes­qui­sa ocor­reu en­tre 17 e 20 de mar­ço e ou­viu 2.002 en­tre­vis­ta­dos em 143 mu­ni­cí­pi­os.

| NEL­SON AN­TOI­NE/FO­LHA­PRESS

Im­postô­me­tro atin­giu R$ 1 tri­lhão no iní­cio de ju­lho

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.