Aviação. Li­mi­te de ICMS pa­ra que­ro­se­ne avan­ça no Se­na­do

Metro Brazil (ABC) - - Economia -

A Co­mis­são de As­sun­tos Econô­mi­cos do Se­na­do apro­vou on­tem, por 10 vo­tos a 8, o pro­je­to de re­so­lu­ção que li­mi­ta em 12% a alí­quo­ta do ICMS so­bre que­ro­se­ne de aviação. Por ser uma re­so­lu­ção do Se­na­do, o pro­je­to só pre­ci­sa ago­ra da apro­va­ção do ple­ná­rio da Ca­sa pa­ra ser pro­mul­ga­do. Ou se­ja, não pre­ci­sa pas­sar pe­la Câ­ma­ra, se­gun­do ex­pli­cou o re­la­tor da pro­pos­ta, se­na­dor Jor­ge Vi­a­na (PT-AC).

De acor­do com da­dos da Abe­ar (As­so­ci­a­ção Bra­si­lei­ra das Em­pre­sas Aé­re­as), a fi­xa­ção do li­mi­te re­duz em cer­ca de R$ 490 mi­lhões por ano os cus­tos do se­tor.

Se con­fir­ma­do, na prá­ti­ca, es­se te­to re­sul­ta­ria na re­du­ção de alí­quo­tas em Es­ta­dos co­mo São Pau­lo, que co­bram 25% de ICMS no que­ro­se­ne de aviação, se­gun­do a Reu­ters.

A Abe­ar sus­ten­ta que a re­du­ção das alí­quo­tas ge­ra­ria um au­men­to da ofer­ta de vo­os, de 50 a 70 novas ope­ra­ções diá­ri­as, que po­de­ria com­pen­sar, pe­lo me­nos em par­te, a per­da de ar­re­ca­da­ção dos Es­ta­dos.

| GE­RAL­DO MAGELA/AGÊN­CIA SE­NA­DO

Jor­ge Vi­a­na (PT-AC) foi re­la­tor do pro­je­to

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.