The­re­sa May, a ‘dama de fer­ro 2.1’

Metro Brazil (ABC) - - Mundo -

The­re­sa May en­tra ho­je pa­ra a his­tó­ria do Rei­no Uni­do co­mo a pri­mei­ra mu­lher a as­su­mir o go­ver­no em 25 anos, des­de o fim da era Mar­ga­ret That­cher (1979-1990) – a “dama de fer­ro” do sé­cu­lo 20. Aos 59 anos, May vem de uma fa­mí­lia de clas­se mé­dia-bai­xa, fi­lha de um re­ve­ren­do an­gli­ca­no e ne­ta de du­as em­pre­ga­das do­més­ti­cas. Gra­du­a­da em ge­o­gra­fia pe­la Uni­ver­si­da­de de Ox­ford, a no­va pre­miê bri­tâ­ni­ca tra­ba­lhou no Ban­co da In­gla­ter­ra por seis anos. É ca­sa­da des­de 1980 com Phi­lip John May, um exe­cu­ti­vo do se­tor ban­cá­rio, e não tem fi­lhos.

The­re­sa May foi elei­ta de­pu­ta­da pe­lo dis­tri­to de Mai­de­nhe­ad pe­la pri­mei­ra vez em 1997 e foi tam­bém a pri­mei­ra mu­lher a as­su­mir a pre­si­dên­cia do Par­ti­do Con­ser­va­dor, em 2002. Des­de 2010, ela é mi­nis­tra do In­te­ri­or do Rei­no Uni­do. Na po­lí­ti­ca, fi­cou co­nhe­ci­da por sua li­nha du­ra con­tra o cri­me.

Ape­sar de ter apoi­a­do, as­sim co­mo o pri­mei­ro-mi­nis­tro Da­vid Ca­me­ron, que o Rei­no Uni­do per­ma­ne­ces­se na União Eu­ro­peia, a no­va pre­miê afir­ma que o re­sul­ta­do do ple­bis­ci­to pe­la saí­da de­ve ser – e, por ela, se­rá – res­pei­ta­do.

| NEIL HALL/REU­TERS

A no­va pre­miê bri­tâ­ni­ca: iní­cio na po­lí­ti­ca há 19 anos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.