Mar do Sul da Chi­na. Pe­quim não tem di­rei­tos his­tó­ri­cos

Metro Brazil (ABC) - - Mundo -

Juí­zes de um tri­bu­nal ar­bi­tral em Haia (Ho­lan­da) re­jei­ta­ram on­tem as rei­vin­di­ca­ções chi­ne­sas de di­rei­tos econô­mi­cos so­bre am­plas par­tes do Mar do Sul da Chi­na, em de­ci­são que foi co­me­mo­ra­da co­mo uma vi­tó­ria pe­las Fi­li­pi­nas.

“Não há ba­se le­gal pa­ra a Chi­na rei­vin­di­car di­rei­tos his­tó­ri­cos pa­ra re­cur­sos nas áre­as ma­rí­ti­mas que fi­cam den­tro da ‘ni­ne-dash li­ne’”, in­for­mou a cor­te, se re­fe­rin­do à li­nha de de­mar­ca­ção em um ma­pa de 1947 do mar, que é ri­co em re­cur­sos mi­ne­rais, de ener­gia e pes­ca.

Na de­ci­são de 497 pá­gi­nas, juí­zes tam­bém ex­pres­sa­ram que pa­tru­lhas das for­ças da lei da Chi­na ar­ris­ca­ram co­li­dir com bar­cos de pes­ca das Fi­li­pi­nas em par­tes do mar e cau­sa­ram da­nos ir­re­ver­sí­veis a re­ci­fes de co­rais com cons­tru­ções.

A Chi­na, que boi­co­tou o ca­so le­va­do pe­las Fi­li­pi­nas, in­for­mou que não irá aca­tar ne­nhu­ma de­ci­são da Cor­te de Haia. Em aler­ta, os EUA já en­vi­a­ram na­vi­os mi­li­ta­res à re­gião.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.