‘Qu­e­ro des­per­tar o diá­lo­go’

Metro Brazil (ABC) - - Mundo - JOHNNY MIL­LER Fo­tó­gra­fo EN­TRE­VIS­TA A DA­NI­EL CA­SIL­LAS/ ME­TRO WORLD NEWS

O que vo­cê sen­tiu quan­do viu as ima­gens que mos­tram a gran­de di­vi­são

de ha­bi­ta­ção en­tre ri­cos e po­bres?

Bem, na ho­ra em que eu so­bre­vo­ei Ma­siphu­me­le­le, eu sa­bia que ti­nha uma ima­gem mui­to es­pe­ci­al em mi­nhas mãos. A di­vi­são é tão gri­tan­te, vi que ela re­pre­sen­ta exa­ta­men­te o con­cei­to que eu es­ta­va bus­can­do.

Qual foi o pro­ces­so pa­ra cri­ar es­sas ima­gens?

Eu usei um ma­pa da Áfri­ca do Sul ba­se­a­do em da­dos do cen­so. Com es­se ma­pa é bas­tan­te fá­cil ver as dis­cre­pân­ci­as na Ci­da­de do Ca­bo. De­pois de iden­ti­fi­car al­gu­mas áre­as, vo­ei por ci­ma de­las pe­lo Google Earth e tra­cei um pla­no de voo pa­ra um dro­ne. De­sa­fi­os: a vi­da da ba­te­ria é mui­to li­mi­ta­da (cer­ca de 12 mi­nu­tos), por is­so, só po­de­ria vo­ar al­gu­mas cen­te­nas de me­tros. E pre­ci­sei de um es­pa­ço se­gu­ro pa­ra ope­rar. To­dos es­ses fa­to­res sig­ni­fi­cam que, na ver­da­de, ti­rar es­sas fo­tos foi mui­to mais di­fí­cil do que vo­cê ima­gi­na.

Qual é o ob­je­ti­vo ou a men­sa­gem do seu pro­je­to?

Acho que te­nho du­as me­tas com as ima­gens. A pri­mei­ra é que elas des­per­tem o diá­lo­go. A na­tu­re­za da ima­gem no céu é que ela se tor­na qua­se co­mo um pro­ble­ma ma­te­má­ti­co que pre­ci­sa ser re­sol­vi­do. Em se­gun­do lu­gar, es­pe­ro que ins­pi­rem as pes­so­as a usa­rem a tec­no­lo­gia e mei­os cri­a­ti­vos pa­ra con­tar sua his­tó­ria.

Vo­cê es­tá pla­ne­jan­do fa­zer es­te pro­je­to em ou­tras re­giões do mun­do?

Sim, eu ado­ra­ria. Se as pes­so­as es­tão in­te­res­sa­das em par­ce­ri­as, ou ti­ve­rem idei­as, de­vem en­trar em con­ta­to co­mi­go.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.