64% dos mo­ra­do­res não têm in­te­res­se pe­la elei­ção

São Ber­nar­do. Pesquisa elei­to­ral mos­tra que os mo­ra­do­res não es­tão pre­o­cu­pa­dos com a vo­ta­ção des­te ano pa­ra ele­ger o pre­fei­to

Metro Brazil (ABC) - - Foco - CADU PROIETI

Pesquisa elei­to­ral fei­ta pe­lo Ins­ti­tu­to Pa­ra­ná Pes­qui­sas em São Ber­nar­do mos­tra que mais da me­ta­de da po­pu­la­ção da ci­da­de não es­tá in­te­res­sa­da nas elei­ções mu­ni­ci­pais de ou­tu­bro que irão de­fi­nir o no­vo pre­fei­to da ci­da­de e a no­va ban­ca­da de ve­re­a­do­res na Câ­ma­ra Mu­ni­ci­pal.

Se­gun­do o le­van­ta­men­to, 27% dos en­tre­vis­ta­dos es­tão pou­co in­te­res­sa­dos pe­lo plei­to mu­ni­ci­pal e 37% não es­tão na­da in­te­res­sa­dos na vo­ta­ção des­te ano. O es­tu­do mos­tra que ape­nas 11,4% es­tão mui­to in­te­res­sa­dos. Ou­tros 23% têm ape­nas “in­te­res­se”.

O ins­ti­tu­to diz que pa­ra a re­a­li­za­ção da pesquisa fo­ram co­lhi­das opi­niões de 640 elei­to­res da ci­da­de de di­fe­ren­tes fai­xas etá­ri­as, po­si­ções ge­o­grá­fi­cas e se­xo. O tra­ba­lho de le­van­ta­men­to dos da­dos foi fei­to por meio de en­tre­vis­tas pes­so­ais en­tre os di­as 2 e 4 de maio des­te ano, se­gun­do a em­pre­sa. A en­ti­da­de diz que o grau de con­fi­an­ça da ava­li­a­ção é de 95%, com mar­gem de er­ro es­ti­ma­da em 4%.

A son­da­gem tam­bém ques­ti­o­nou o po­si­ci­o­na­men­to da po­pu­la­ção so­bre os go­ver­nos mu­ni­ci­pal, es­ta­du­al e fe­de­ral. Os nú­me­ros mos­tram al­to des­con­ten­ta­men­to. A ges­tão do pre­fei­to Luiz Ma­ri­nho (PT), por exem­plo, é apro­va­da ape­nas por 37,2% dos en­tre­vis­ta­dos. Mes­mo as­sim, é o mais bem ava­li­a­do en­tre os de­mais (ve­ja os ou­tros da­dos ao la­do).

Pa­ra o ci­en­tis­ta po­lí­ti­co e pro­fes­sor da FGV (Fun­da­ção Ge­tú­lio Var­gas) do Rio de Ja­nei­ro Sér­gio Pra­ça, a pesquisa re­fle­te a des­cren­ça dos bra­si­lei­ros com a po­lí­ti­ca. “É um des­con­ten­ta­men­to ge­ral. Mui­tos pen­sam as­sim: tem tan­to cor­rup­to, por que vou par­ti­ci­par? Es­se des­cré­di­to aca­ba dis­tan­ci­an­do o elei­tor.”

O es­pe­ci­a­lis­ta diz que é um er­ro não se en­vol­ver com o pro­ces­so elei­to­ral. “As pes­so­as têm de en­ten­der que quan­to me­nos par­ti­ci­par­mos mais va­mos ser go­ver­na­dos por al­guém que a gen­te não con­cor­da. En­tão, par­ti­ci­par da po­lí­ti­ca é al­go ne­ces­sá­rio pa­ra que nos­sas vi­das se­jam me­lho­res.”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.