Foz do Igua­çu. Pre­fei­to é pre­so acu­sa­do de des­vi­ar re­cur­so de obras fe­de­rais

Metro Brazil (ABC) - - Brasil -

O pre­fei­to de Foz do Igua­çu, no Pa­ra­ná, Re­ni Pe­rei­ra (PSB), foi afas­ta­do do car­go e le­va­do à pri­são do­mi­ci­li­ar por or­dem da Jus­ti­ça. De­ti­do on­tem pe­la PF (Po­lí­cia Fe­de­ral), ele foi es­col­ta­do pa­ra ca­sa, on­de fi­ca­rá até o fim do pro­ces­so.

O MPF (Mi­nis­té­rio Pú­bli­co Fe­de­ral) apon­ta Pe­rei­ra co­mo “che­fe de uma or­ga­ni­za­ção cri­mi­no­sa” que te­ria frau­da­do li­ci­ta­ções. O ca­so es­tá em âm­bi­to fe­de­ral por­que vá­ri­as obras têm re­cur­sos do PAC ou royal­ti­es da Itai­pu. A vi­ce-pre­fei­ta de Foz, Ivo­ne Ba­ro­fal­di (PSDB), as­su­miu o car­go.

O de­sem­bar­ga­dor que au­to­ri­zou a pri­são, des­ta­cou que há ris­co de fu­ga, já que Pe­rei­ra vi­ve em ci­da­de de fron­tei­ra, e apon­tou que ele ten­tou cons­tran­ger um em­pre­sá­rio que fez de­la­ção pre­mi­a­da.

O pre­fei­to foi pre­so na 4ª fa­se da ope­ra­ção Pe­cú­lio, que in­ves­ti­ga con­tra­tos de pa­vi­men­ta­ção, sa­ne­a­men­to e ser­vi­ços de saú­de, en­tre ou­tros, des­de que ele as­su­miu a ges­tão mu­ni­ci­pal em 2013.

Se­gun­do os de­la­to­res, além do pre­fei­to, fun­ci­o­ná­ri­os pú­bli­cos e cin­co ve­re­a­do­res re­ce­be­ram pro­pi­na. Não há es­ti­ma­ti­va do to­tal pa­go, mas a CGU (Con­tro­la­do­ria-Ge­ral da União) es­ti­ma pre­juí­zo de pe­lo me­nos R$ 4 mi­lhões.

ME­TRO CURITIBA

| DI­VUL­GA­ÇÃO/PRE­FEI­TU­RA

O pre­fei­to de Foz do Igua­çu, Re­ni Pe­rei­ra (PSB)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.