Ga­leão es­tá en­tre ae­ro­por­tos com pi­or ava­li­a­ção

Por­ta de en­tra­da pa­ra os Jo­gos Olím­pi­cos, ter­mi­nal fi­cou em 13º lu­gar en­tre os 15 ava­li­a­dos pe­los pas­sa­gei­ros. Go­ver­no afir­ma que no­ta tem si­do afe­ta­da por obras

Metro Brazil (ABC) - - Economia - DI­VUL­GA­ÇÃO/NINTENDO

O Ae­ro­por­to do Ga­leão (RJ), por­ta de en­tra­da de 60% dos vi­a­jan­tes pre­vis­tos du­ran­te os Jo­gos Olím­pi­cos, te­ve a ter­cei­ra pi­or ava­li­a­ção fei­ta por pas­sa­gei­ro en­tre os 15 prin­ci­pais ter­mi­nais bra­si­lei­ros. Nu­ma es­ca­la de 1 a 5, a no­ta do ae­ro­por­to fi­cou em 3,91 no se­gun­do tri­mes­tre de 2016, uma que­da de 5,4% so­bre o mes­mo pe­río­do do ano pas­sa­do.

Se­gun­do o Mi­nis­té­rio dos Trans­por­tes, o Ga­leão, pri­va­ti­za­do em 2014, tem si­do afe­ta­do pe­las obras exi­gi­das no con­tra­to de con­ces­são. Com uma par­ti­ci­pa­ção de 49% da In­fra­e­ro, o ae­ro­por­to é ad­mi­nis­tra­do por uma so­ci­e­da­de da Ode­bre­cht Trans­port, sub­si­diá­ria do gru­po Ode­bre­cht pa­ra trans­por­tes e mo­bi­li­da­de ur­ba­na, com a ope­ra­do­ra asiá­ti­ca Chan­gi (Cin­ga­pu­ra).

O Ga­leão fi­cou em 13º lu­gar en­tre os 15 ter­mi­nais, res­pon­sá­veis por 80% da mo­vi­men­ta­ção to­tal de pas­sa­gei­ros no país. As obras do Ter­mi­nal 2 fo­ram en­tre­gues em maio, bem no meio da úl­ti­ma ro­da­da da pesquisa. Na ava­li­a­ção do mi­nis­té­rio, a ten­dên­cia ago­ra é de me­lho­ria.

“As­sim co­mo ocor­reu na Co­pa, os pas­sa­gei­ros se in­co­mo­dam com os can­tei­ros de obras, ape­sar dos re­sul­ta­dos que elas ge­ram de­pois pa­ra os ter­mi­nais. Um bom exem­plo é a no­ta ge­ral dos 15 ae­ro­por­tos an­tes e de­pois das obras da Co­pa”, afir­ma o mi­nis­tro Mau­rí­cio Quin­tel­la, acres­cen­tan­do que os re­sul­ta­dos se­rão per­ce­bi­dos du­ran­te os Jo­gos.

An­tes da Co­pa, os pas­sa­gei­ros ava­li­a­vam os ter­mi­nais com no­ta 3,75. No se­gun­do tri­mes­tre des­de ano, o ní­vel che­gou a 4,16, aci­ma da me­ta do mi­nis­té­rio, de no­ta 4.

O San­tos Du­mont, que vai re­ce­ber par­te da avi­a­ção ge­ral (pe­que­nas ae­ro­na­ves par­ti­cu­la­res) pa­ra os Jo­gos, re­gis­trou no­ta 4,44, a se­gun­da mai­or en­tre os ae­ro­por­tos. Gu­a­ru­lhos, que es­pe­ra até 40% de todo o mo­vi­men­to de pas­sa­gei­ros que vêm do ex­te­ri­or, fi­cou com 4,40, a ter­cei­ra mai­or. A me­lhor no­ta con­ti­nua com Curitiba: 4,64.

Fo­ram re­a­li­za­das 13.452 en­tre­vis­tas en­tre os me­ses de abril e ju­nho. São ava­li­a­dos 38 in­di­ca­do­res de qua­li­da­de, co­mo aten­di­men­to nos gui­chês de check-in, se­gu­ran­ça, es­ta­ci­o­na­men­to, ser­vi­ços de ali­men­ta­ção, in­ter­net e lim­pe­za dos ba­nhei­ros.

ME­TRO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.