Hil­lary e Trump es­tão em­pa­ta­dos com 40%

Há um mês, de­mo­cra­ta ti­nha van­ta­gem de seis pon­tos

Metro Brazil (ABC) - - Mundo -

A cor­ri­da pre­si­den­ci­al dos EUA es­tá em­pa­ta­da às vés­pe­ras das con­ven­ções na­ci­o­nais dos dois prin­ci­pais par­ti­dos do país. Hil­lary Clin­ton (De­mo­cra­ta) e Do­nald Trump (Re­pu­bli­ca­no) apa­re­cem com 40% das in­ten­ções de vo­to ca­da um na mais re­cen­te pesquisa na­ci­o­nal do “New York Ti­mes” e da re­de CBS. Em ju­nho, a de­mo­cra­ta re­gis­tra­va van­ta­gem de seis pon­tos: 43% a 37%.

A que­da de Hil­lary é atri­buí­da à in­ves­ti­ga­ção do FBI so­bre o uso que ela fez de uma con­ta de e-mail par­ti­cu­lar pa­ra tra­tar de as­sun­tos si­gi­lo­sos do go­ver­no, qu­an­do ain­da era se­cre­tá­ria de Es­ta­do dos EUA. “As ex­pli­ca­ções os­ci­lan­tes e ine­xa­tas da se­nho­ra Clin­ton pa­re­cem ter res­so­a­do mais fun­do no elei­to­ra­do”, es­cre­veu o “Ti­mes”.

Sim, res­so­a­ram. O le­van­ta­men­to re­ve­lou que pa­ra 67% dos en­tre­vis­ta­dos, a de­mo­cra­ta não é ho­nes­ta nem con­fiá­vel. Mas ele apon­tou tam­bém que 62% dos par­ti­ci­pan­tes des­con­fi­am igual­men­te de Trump.

Mes­mo as­sim, os en­tre­vis­ta­dos acham que Hil­lary é mais bem pre­pa­ra­da pa­ra a pre­si­dên­cia do que o re­pu­bli­ca­no. Ape­nas 30% de­les acham que Trump reú­ne con­di­ções pa­ra ser pre­si­den­te. A son­da­gem foi re­a­li­za­da por te­le­fo­ne en­tre 8 e 12 de ju­lho, com 1.600 adul­tos de todo o país, in­cluin­do 1.358 elei­to­res re­gis­tra­dos. A mar­gem de er­ro é de três pon­tos per­cen­tu­ais. ME­TRO

| WHITNEY CURTIS/REUTERS

Hil­lary: ca­so dos e-mails te­ve im­pac­to na cam­pa­nha

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.