Mu­ti­rão de ca­ta­ra­ta: mé­di­co vi­ra réu na Jus­ti­ça

De­nún­cia con­tra equi­pe que aten­deu ido­sos em São Ber­nar­do foi acei­ta in­te­gral­men­te. Ci­rur­gi­as dei­xa­ram 20 ce­gos e um ho­mem mor­to

Metro Brazil (ABC) - - Front Page - FER­NAN­DA ALBINO

Os pro­fis­si­o­nais que par­ti­ci­pa­ram do mu­ti­rão da ca­ta­ra­ta que dei­xou 20 ido­sos ce­gos e um mor­to por com­pli­ca­ções, em São Ber­nar­do, há qua­se 6 me­ses, ago­ra são réus no pro­ces­so cri­mi­nal.

O mé­di­co Pau­lo Ba­ri­ção e as as­sis­ten­tes Verô­ni­ca Ma­ria da Con­cei­ção e Ma­ria de Fá­ti­ma Cas­tro fo­ram de­nun­ci­a­dos sob a acu­sa­ção de te­rem cau­sa­do le­sões cor­po­rais gra­ves.

Eles se­rão in­ti­ma­dos e de­vem ser ou­vi­dos pe­la Jus­ti­ça nos pró­xi­mos di­as.

Os três fo­ram con­tra­ta­dos pe­lo Ins­ti­tu­to de Of­tal­mo­lo­gia da Bai­xa­da San­tis­ta, res­pon­sá­vel pe­los pro­ce­di­men­tos, pa­gos pe­la Pre­fei­tu­ra de São Ber­nar­do.

De acor­do com a pro­mo­to­ra de Jus­ti­ça res­pon­sá­vel pe­la de­nún­cia, Si­mo­ne de Divitiis Perez, a in­ves­ti­ga­ção com­pro­vou que hou­ve ne­gli­gên­cia da equi­pe.

Não hou­ve, se­quer, tro­ca de aven­tal, de len­çóis, e nem mes­mo es­te­ri­li­za­ção de ins­tru­men­tos en­tre um pa­ci­en­te e ou­tro, co­mo cons­ta­tou lau­do so­bre o in- ci­den­te di­vul­ga­do pe­la pre­fei­tu­ra no fim de mar­ço.

“Exis­ti­ram vá­ri­as ir­re­gu­la­ri­da­des nos pro­ce­di­men­tos com re­la­ção a hi­gi­e­ne do mé­di­co e da au­xi­li­ar de en­fer­ma­gem e da es­te­ri­li­za­ção dos ins­tru­men­tos du­ran­te a ci­rur­gia, prin­ci­pal­men­te os usa­dos nos pacientes. Eles fo­ram uti­li­za­dos na sequên­cia sem es­te­ri­li­za­ção en­tre um e ou­tro”, afir­ma Si­mo­ne. Se­que­las A ca­ta­ra­ta é uma do­en­ça que faz a vi­são fi­car em­ba­ça­da e, com o tempo, po­de cau­sar ce­guei­ra par­ci­al ou to­tal. O pro­ce­di­men­to é con­si­de­ra­do re­la­ti­va­men­te sim­ples.

Das 27 pes­so­as que fi­ze­ram a ci­rur­gia, em ja­nei­ro des­te ano, 20 ti­ve­ram in­fec­ção e fi­ca­ram ce­gas; al­gu­mas pre­ci­sa­ram, in­clu­si­ve, re­ti­rar o glo­bo ocu­lar.

Letícia May Koga, que é fi­lha de uma pa­ci­en­te que per­deu com­ple­ta­men­te a vi­são, afir­ma que a mãe não re­ce­beu ne­nhum ti­po de as­sis­tên­cia.

“Ela não te­ve que re­mo­ver o glo­bo ocu­lar, mas o olho fi­cou bas­tan­te atro­fi­a­do. Ela te­ve, além da per­da da vi­são, uma per­da es­té­ti­ca sem ta­ma­nho. Su­por­te da pre­fei­tu­ra, nós não ti­ve­mos. Pre­ci­sa­mos re­cor­rer pa­ra tra­ta­men­to par­ti­cu­lar. Até por­que o olho que foi ope­ra­do era o que ela usa­va pa­ra en­xer­gar. Mi­nha mãe qua­se não en­xer­ga­va do ou­tro la­do. En­tão, ela es­tá re­a­pren­den­do a viver”, dis­se.

O ad­vo­ga­do do Ins­ti­tu­to de Of­tal­mo­lo­gia da Bai­xa­da San­tis­ta não quis gra­var en­tre­vis­ta e dis­se que ain­da não te­ve aces­so à de­nún­cia.

Já o ad­vo­ga­do de de­fe­sa do mé­di­co Pau­lo Ba­ri­ção não foi lo­ca­li­za­do pe­la re­por­ta­gem da Rá­dio Ban­dei­ran­tes.

O Con­se­lho Re­gi­o­nal de Me­di­ci­na in­for­mou que há uma sin­di­cân­cia aber­ta pa­ra apu­rar as ir­re­gu­la­ri­da­des e que o pro­ces­so se­gue em si­gi­lo, pa­ra­le­lo à ação da Jus­ti­ça.

En­quan­to o ca­so não é jul­ga­do, o re­gis­tro pro­fis­si­o­nal do mé­di­co es­tá ati­vo e ele po­de con­ti­nu­ar tra­ba­lhan­do.

Em no­ta, a Pre­fei­tu­ra de São Ber­nar­do dis­se que tem pres­ta­do todo aten­di­men­to às vi­ti­mas.

Tam­bém in­for­ma que rom­peu o con­tra­to com o Ins­ti­tu­to de Of­tal­mo­lo­gia da Bai­xa­da San­tis­ta e apli­cou mul­ta à em­pre­sa – o va­lor não foi di­vul­ga­do.

“Mi­nha mãe já qua­se não en­xer­ga­va do ou­tro la­do. En­tão, ela es­tá re­a­pren­den­do a viver.” LETÍCIA MAY KOGA, FI­LHA DE UMA DAS PACIENTES QUE FI­COU CE­GA DE­POIS DA CI­RUR­GIA DE CA­TA­RA­TA “Exis­ti­ram vá­ri­as ir­re­gu­la­ri­da­des du­ran­te a ci­rur­gia com re­la­ção a hi­gi­e­ne do mé­di­co e da au­xi­li­ar de en­fer­ma­gem e da es­te­ri­li­za­ção dos ins­tru­men­tos. ” SI­MO­NE DE DIVITIIS PEREZ, PRO­MO­TO­RA DE JUS­TI­ÇA RES­PON­SÁ­VEL PE­LA DE­NÚN­CIA

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.