Ba­ta­lha en­tre Mo­ro e Lu­la cres­ce após a vol­ta de ações

Metro Brazil (ABC) - - Brasil -

Es­tá em cur­so uma gu­er­ra ju­rí­di­ca en­tre o ex-pre­si­den­te Lu­la e o juiz Sér­gio Mo­ro des­de que o STF (Su­pre­mo Tri­bu­nal Fe­de­ral) de­vol­veu a Mo­ro, há pou­co mais de um mês, os inqué­ri­tos que es­ta­vam “tra­va­dos” no Su­pre­mo des­de mar­ço.

A de­fe­sa de Lu­la en­trou com no­ve ques­ti­o­na­men­tos con­tra o juiz ou o an­da­men­to do pro­ces­so após 13 de ju­nho, da­ta em que a for­ça-ta­re­fa no Pa­ra­ná re­to­mou in­ves­ti­ga­ções so­bre o trí­plex, o sí­tio e a em­pre­sa de pa­les­tras li­ga­dos ao ex-pre­si­den­te.

No pe­río­do, o STF, a PGR (Pro­cu­ra­do­ria-Ge­ral da Re­pú­bli­ca), a 10ª Va­ra Cri­mi­nal de Bra­sí­lia e o pró­prio Mo­ro re­ce­be­ram três em­bar­gos de de­cla­ra­ção (pe­di­dos de es­cla­re­ci­men­tos de de­ci­são), três pe­ti­ções, um agra­vo re­gi­men­tal (re­cur­so), uma re­cla­ma­ção e uma ex­ce­ção de sus­pei­ção (ale­ga­ção de que o juiz não po­de con­du­zir o ca­so).

Qua­tro des­ses pro­ce­di­men­tos ques­ti­o­nam pon­tos pro­ces­su­ais, tais co­mo a du­pli­ci­da­de de fa­tos em in­ves­ti­ga­ções di­fe­ren­tes.

Os de­mais ins­tru­men­tos ata­cam di­re­ta­men­te a atu­a­ção de Mo­ro, des­de a com­pe­tên­cia do juiz pa­ra con­du­zir o ca­so até su­pos­tos abu­sos de au­to­ri­da­de.

Na se­ma­na pas­sa­da, Mo­ro es­cre­veu ao STF so­bre a pu­bli­ca­ção de gra­va­ções em que Lu­la con­ver­sa com a pre­si­den­te afas­ta­da Dil­ma Rous­seff, além de mi­nis­tros e ou­tros mem­bros da cú­pu­la pe­tis­ta. O tex­to era res­pos­ta a re­cla­ma­ção de Lu­la em que acu­sa­va Mo­ro de “usur­pa­ção de com­pe­tên­cia” do Su­pre­mo ao di­vul­gar as con­ver­sas, já que vá­ri­os “gram­pe­a­dos” ti­nham fo­ro pri­vi­le­gi­a­do.

Mo­ro se de­fen­deu afir­man­do que a úni­ca gra­va­ção in­va­li­da­da, por ter si­do co­lhi­da fo­ra do pra­zo, é en­tre Lu­la e Dil­ma, a qual já foi des­con­si­de­ra­da dos au­tos.

Os ad­vo­ga­dos de Lu­la re­pli­ca­ram o ar­gu­men­to no mes­mo dia, cha­man­do o po­si­ci­o­na­men­to de Mo­ro de “in­con­sis­ten­te”. As ale­ga­ções da equi­pe que de­fen­de o ex-pre­si­den­te es­tão reu­ni­das em: abem­da­ver­da­de.com.br.

ME­TRO CURITIBA

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.