Po­lí­ti­ca

Metro Brazil (ABC) - - Brasil - CLÁUDIO HUMBERTO CLAUDIO.HUMBERTO @ME­TRO­JOR­NAL.COM.BR

CLÁUSULA DE BAR­REI­RA PO­DE RE­DU­ZIR PAR­TI­DOS A

DO­ZE. O pro­je­to que re­es­ta­be­le­ce­ria a cláusula de bar­rei­ra no Bra­sil po­de re­du­zir o nú­me­ro de par­ti­dos po­lí­ti­cos a 12. Ape­nas os gran­des, co­mo PMDB, PT e PSDB, te­ri­am so­bre­vi­da ga­ran­ti­da, já que os pré-re­qui­si­tos pa­ra a ma­nu­ten­ção da le­gen­da são ob­ter 2% dos vo­tos vá­li­dos em, no mí­ni­mo, 14 Es­ta­dos, e 2% do to­tal de vo­tos no Bra­sil. PP, PR, PSD, PTB, PDT, DEM, SD, PSB e PRB tam­bém se sal­va­ri­am.

ME­NOS FATIAS. Ho­je exis­tem 35 par­ti­dos po­lí­ti­cos re­gis­tra­dos na Jus­ti­ça Elei­to­ral do Bra­sil. Eles di­vi­dem o co­bi­ça­do “fun­do par­ti­dá­rio” de qua­se R$ 1 bi­lhão. TRA­DI­CI­O­NAIS E FRÁGEIS. Par­ti­dos tra­di­ci­o­nais co­mo o PC­doB e o PPS, que exis­tem des­de 1987, tam­bém não atin­gem pré-re­qui­si­tos im­pos­tos pe­la cláusula de bar­rei­ra.

VAI PIORAR. A cláusula pre­vê atu­a­li­za­ção, a par­tir de 2022, ele­van­do o mí­ni­mo de vo­tos vá­li­dos exi­gi­do dos par­ti­dos pa­ra 3%, em ao me­nos 14 Es­ta­dos. RJ: RE­FOR­ÇO NA SE­GU­RAN­ÇA PO­DE IR ATÉ A ELEI­ÇÃO. Di­an­te das sus­pei­tas de ho­mi­cí­dio de dez pré-can­di­da­tos na Bai­xa­da Flu­mi­nen­se e da cres­cen­te in­fluên­cia de mi­lí­ci­as em co­mu­ni­da­des do Es­ta­do, a Pro­cu­ra­do­ria Re­gi­o­nal Elei­to­ral do Rio de Ja­nei­ro quer a per­ma­nên­cia das For­ças Ar­ma­das na ci­da­de, após os Jo­gos Olím­pi­cos e Pa­ra­o­lím­pi­cos nos me­ses de agos­to e se­tem­bro, pa­ra

ga­ran­tir a se­gu­ran­ça de elei­to­res e can­di­da­tos du­ran­te as elei­ções des­te ano.

APÓS A VO­TA­ÇÃO. A so­li­ci­ta­ção da Pro­cu­ra­do­ria é que as For­ças Ar­ma­das per­ma­ne­çam na ci­da­de do Rio de Ja­nei­ro até 48 ho­ras de­pois da vo­ta­ção.

POU­CA CHAN­CE. De­fen­so­ra de Dil­ma na co­mis­são do im­pe­a­ch­ment, Vanessa Graz­zi­o­tin (PC­doB-AM) en­fren­ta­rá di­fi­cul­da­de pa­ra re­tor­nar ao Se­na­do. “A chan­ce de­la é a vol­ta de Dil­ma”, pre­vê o de­pu­ta­do Mar­cos Rot­ta (PMDB-AM).

“EU NÃO VO­TO PRO­JE­TO QUE TE­NHA ‘CHEI­RO’ DE BAR­RAR A LA­VA JA­TO” SI­MO­NE TEBET (PMDB) SO­BRE 0 PRO­JE­TO DE RE­NAN CA­LHEI­ROS QUE PU­NE O ABUSO DE AU­TO­RI­DA­DE

| EDU­AR­DO ANIZELLI/FOLHAPRESS

Vanessa Graz­zi­o­tin (PC­doB-AM)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.