Shop­ping. Con­su­mi­do­res es­tão mais ve­lhos e exi­gen­tes

Metro Brazil (ABC) - - Economia -

Os bra­si­lei­ros que vão ao shop­ping cen­ter es­tão mais ve­lhos, com mais di­nhei­ro e mais es­tu­do. Além dis­so, em bus­ca de la­zer e en­tre­te­ni­men­to, eles pas­sam mais tem­po den­tro do shop­ping, mas en­tram em me­nos lo­jas e com­pram me­nos.

Es­sas são as con­clu­sões de um es­tu­do fei­to pe­lo Ibo­pe In­te­li­gên­cia, que ava­li­ou o per­fil do se­tor nos úl­ti­mos 18 anos. Nes­se pe­río­do, o nú­me­ro de shop­pings no país e a co­ber­tu­ra ge­o­grá­fi­ca do se­tor mais do que du­pli­cou no país, pas­san­do de 185 uni­da­des em 81 ci­da­des no co­me­ço de 1998 pa­ra os atu­ais 503 cen­tros em 191 mu­ni­cí­pi­os.

Se­gun­do Már­cia So­la, di­re­to­ra do Ibo­pe In­te­li­gên­cia, a es­ti­ma­ti­va é que em dez anos, 4 em ca­da 10 cli­en­tes de shop­ping te­nham mais de 45 anos.

Além de mais ve­lhos, os cli­en­tes tam­bém es­tão mais qua­li­fi­ca­dos: es­tu­dam por mais tem­po e per­ten­cem a clas­ses so­ci­o­e­conô­mi­cas mais al­tas. “Sig­ni­fi­ca que eles têm mais di­nhei­ro no bol­so. Mas aten­ção, por­que eles es­tão mui­to mais bem in­for­ma­dos, crí­ti­cos e têm mais al­ter­na­ti­vas de lo­cal de com­pra. Tra­te-o mal e ele não vol­ta­rá”, diz Már­cia.

O tem­po que o cli­en­te pas­sa den­tro do shop­ping au­men­tou de 71 mi­nu­tos pa­ra 84 mi­nu­tos em 18 anos. Por ou­tro la­do, a fa­tia que en­tra em al­gu­ma lo­ja caiu de 83% pa­ra 67%. Is­so por­que mais da me­ta­de dos cli­en­tes (55%) vi­si­tam o shop­ping em bus­ca de la­zer, en­tre­te­ni­men­to e re­la­ci­o­na­men­to, en­quan­to a mo­ti­va­ção por com­pras atrai ape­nas 34%. ME­TRO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.