Fal­ta de in­fra­es­tru­tu­ra pre­ju­di­ca o apren­di­za­do

Qua­se me­ta­de das es­co­las pú­bli­cas tem so­men­te água, sa­ni­tá­rio, ener­gia, es­go­to e co­zi­nha

Metro Brazil (ABC) - - Educação -

Na es­co­la em que vo­cê (ou seu fi­lho) es­tu­da tem água fil­tra­da, es­go­to tra­ta­do, aces­so à ener­gia elé­tri­ca e à in­ter­net, bi­bli­o­te­ca, qua­dra e la­bo­ra­tó­rio de ci­ên­ci­as? Se a res­pos­ta for não, sai­ba que es­sa fal­ta de in­fra­es­tru­tu­ra cria en­tra­ves no apren­di­za­do, prin­ci­pal­men­te de acor­do com o es­tá­gio em que a cri­an­ça ou o jo­vem es­tá.

“Se o alu­no es­ti­ver no co­me­ço da vi­da es­co­lar, os equi­pa­men­tos e o es­pa­ço têm um pe­so mai­or”, ex­pli­ca Jo­a­quim Jo­sé So­a­res Ne­to, pro­fes­sor da UnB (Uni­ver­si­da­de de Brasília).

Ele é um dos au­to­res de uma pes­qui­sa que me­diu con­di­ções fí­si­cas de ins­ti­tui­ções de en­si­no pú­bli­co do país. O es­tu­do re­a­li­za­do em par­ce­ria com a UFSC (Uni­ver­si­da­de Fe­de­ral de San­ta Ca­ta­ri­na) apon­tou que qua­se me­ta­de das es­co­las pos­su­em ape­nas in­fra­es­tru­tu­ra bá­si­ca, co­mo água, sa­ni­tá­rio, ener­gia, es­go­to e co­zi­nha. Pre­ci­sa, mas não tem Os itens de in­fra­es­tru­tu­ra ques­ti­o­na­dos no iní­cio des­te tex­to es­tão lis­ta­dos no PNE (Pla­no Na­ci­o­nal de Edu­ca­ção). O ob­je­ti­vo é ga­ran­tir es­sas con­di­ções pa­ra to­das as es­co­las, até o ano de 2024. Mas, se­gun­do o Cen­so Es­co­lar de 2014, ape­nas 4,4% das es­co­las de Edu­ca­ção Bá­si­ca do Bra­sil têm to­dos es­ses itens. Ou, ape­nas 6.504 uni­da­des da re­de pú­bli­ca de en­si­no.

E os que mais pre­ci­sam são exa­ta­men­te os que não têm, diz ou­tra au­to­ra da pes­qui­sa, e pro­fes­so­ra da UnB, Gir­le­ne Ri­bei­ro. A edu­ca­do­ra res­sal­ta que es­sa de­si­gual­da­de na in­fra­es­tru­tu­ra é re­cor­ren­te em lo­cais mais po­bres. “As cri­an­ças que mais ca­re­cem dos re­cur­sos que ape­nas as es­co­las po­de­ri­am ofe­re­cer, co­mo uso da tec­no­lo­gia, la­bo­ra­tó­ri­os e bi­bli­o­te­ca, são jus­ta­men­te as que não têm.”

Na prá­ti­ca, is­so re­pre­sen­ta um enor­me pre­juí­zo ao tra­ba­lho pe­da­gó­gi­co, diz Gir­le­ne . “A in­fra­es­tru­tu­ra des­fa­vo­rá­vel ra­ti­fi­ca as di­fe­ren­ças so­ci­o­e­conô­mi­cas exis­ten­tes em nos­sa po­pu­la­ção.”

| PIXABAY

In­fra­es­tru­tu­ra des­fa­vo­rá­vel ra­ti­fi­ca di­fe­ren­ças so­ci­o­e­conô­mi­cas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.