San­to André faz ‘dan­ça das ca­dei­ras’ com mo­nu­men­tos

Pre­fei­tu­ra re­mo­ve es­tá­tua de Se­na­dor Flá­quer pro­vi­so­ri­a­men­te e vai co­lo­car João Ra­ma­lho na av. Portugal

Metro Brazil (ABC) - - Front Page - VA­NES­SA SELICANI

Um fi­el ex­pec­ta­dor do ir e vir do cal­ça­dão da rua Co­ro­nel Oli­vei­ra Li­ma, no Cen­tro de San­to André, está de mu­dan­ça a par­tir de do­min­go.

A vi­a­gem, po­rém, é tem­po­rá­ria e tem um mo­ti­vo no­bre. O bus­to do Se­na­dor Flá­quer vai ga­nhar ma­nu­ten­ção em sua ba­se. A re­for­ma vai de­man­dar que ele se mu­de por cer­ca de 120 di­as pa­ra o Mu­seu de San­to André Dr. Oc­ta­vi­a­no Ar­man­do Gai­ar­sa.

O se­cre­tá­rio de Cul­tu­ra da ci­da­de, Ti­a­go No­guei­ra, afir­ma que a pe­ça foi da­ni­fi­ca­da por con­ta de van­da­lis­mo. “Fi­ze­mos vis­to­ria e de­tec­ta­mos que a es­tru­tu­ra me­tá­li­ca está com­pro­me­ti­da. Uma das pla­cas no to­po che­gou a cair. Até pa­ra evi­tar aci­den­tes, op­ta­mos por re­ti­rar e fa­zer a ma­nu­ten­ção”, dis­se.

As du­as pi­las­tras bran­cas que ser­vem de ba­se são de már­mo­re e têm bas­tan­te pi­cha­ções e co­la­gens em sua su­per­fí­cie.

A re­for­ma se­rá fei­ta com mão de obra pró­pria da pre­fei­tu­ra, que ain­da não sa­be in­for­mar o va­lor do in­ves­ti­men­to.

Es­ta não é a pri­mei­ra vez que o bus­to es­cul­pi­do pe­lo ar­tis­ta Ri­go­let­to Mat­tei dei­xa o cal­ça­dão. Ele foi ins­ta­la­do no es­pa­ço cha­ma­do Lar­go da Es­tá­tua em 1932, mas dei­xou o lo­cal em 1971 pa­ra se alo­jar na rua que le­va seu no­me, em es­pa­ço em fren­te ao Banco do Bra­sil. Em 2000, Se­na­dor Flá­quer re­tor­nou pa­ra o lo­cal de ori­gem após obras de re­mo­de­la­ção da Oli­vei­ra Li­ma.

A es­tá­tua pas­sou por um ou­tro sumiço em mar­ço do ano pas­sa­do, quan­do a pre­fei­tu­ra re­vi­ta­li­zou o bus­to, des­ta vez, po­rém, sem avi­sar. A au­sên­cia do Se­na­dor dei­xou os usuá­ri­os do es­pa­ço in­tri­ga­dos, mas a es­tá­tua re­tor­nou após al­guns me­ses de­pois. De acor­do com a pre­fei­tu­ra, la­drões ten­ta­ram le­var a pe­ça e aca­ba­ram da­ni­fi­can­do a ima­gem.

Mais tra­ba­lho Não é só o bus­to de Se­na­dor Flá­quer que de­ve ga­nhar vi­da no­va. O se­cre­tá­rio de Cul­tu­ra afir­ma que a es­tá­tua de João Ra­ma­lho tam­bém está de mu­dan­ça. Nes­te ca­so, po­rém, de­fi­ni­ti­va.

A ima­gem do por­tu­guês está ho­je no Pa­ço Municipal, mas de­ve se mu­dar pa­ra a ave­ni­da Portugal, na al­tu­ra da ave­ni­da Jo­sé Ca­bal­le­ro. “É um pe­di­do da colô­nia por­tu­gue­sa na ci­da­de, pa­ra que ele fi­que na via que tem o no­me do país”, ex­pli­cou. Não há da­ta de­fi­ni­da pa­ra que is­so ocor­ra, mas é pre­vi­são é que se­ja até o fim do ano.

Ou­tras du­as obras re­ce­be­rão pin­tu­ra e lim­pe­za na ci­da­de. São elas o la­ço de To­mie Oh­ta­ke, que de acor­do com o se­cre­tá­rio já está des­bo­ta­do, e a es­cul­tu­ra Con­cre­ção 0005, de Luiz Sa­ci­lot­to. Os dois mo­nu­men­tos re­ce­be­rão ma­nu­ten­ção no lo­cal em que es­tão, sem ne­ces­si­da­de de mu­dan­ça.

| FOTOS: ALESSANDRO VAL­LE/ABCDIGIPRESS

Pla­ca no to­po da ba­se do bus­to do Se­na­dor Flá­quer se sol­tou

João Ra­ma­lho vai pa­ra a ave­ni­da Portugal

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.