Per­ni­lon­go co­mum po­de trans­mi­tir zi­ka

Metro Brazil (ABC) - - Foco -

Pes­qui­sa con­du­zi­da pe­la Fi­o­cruz (Fun­da­ção Oswal­do Cruz) com­pro­vou que o Cu­lex, co­nhe­ci­do como per­ni­lon­go co­mum ou mu­ri­ço­ca, tem po­ten­ci­al pa­ra trans­mi­tir o ví­rus zi­ka.

O es­tu­do, apre­sen­ta­do on­tem no Rio de Janeiro, co­me­çou a ser de­sen­vol­vi­do no ano pas­sa­do pa­ra ten­tar explicar a dis­pa­ra­da no nú­me­ro de ca­sos no país. Em mar­ço, os pes­qui­sa­do­res já ti­nham iden­ti­fi­ca­do que o per­ni­lon­go po­de­ria ser um trans­mis­sor. Ago­ra, dos 80 gru­pos de mos­qui­tos sel­va­gens re­co­lhi­dos, três apre­sen­ta­vam o zi­ka: per­cen­tu­al sig­ni­fi­ca­ti­vo em pes­qui­sas ci­en­tí­fi­cas.

“Já pas­sa­mos a ad­mi­tir que ele po­de trans­mi­tir na natureza. Ago­ra, a im­por­tân­cia epi­de­mi­o­ló­gi­ca des­sa “Já pas­sa­mos a ad­mi­tir que ele [per­ni­lon­go] po­de trans­mi­tir na natureza” CONSTÂNCIA AYREA, PESQUISADORA FI­O­CRUZ trans­mis­são ain­da não se sa­be e pre­ci­sa ser in­ves­ti­ga­da”, ex­pli­ca a pesquisadora Constância Ayrea.

Os estudos vão con­ti­nu­ar, mas os da­dos ob­ti­dos são su­fi­ci­en­tes pa­ra que pes­qui­sa­do­res fa­çam novas re­co­men­da­ções à po­pu­la­ção, em es­pe­ci­al as grá­vi­das. Ape­sar do anún­cio, a Fi­o­cruz re­for­çou que o risco de con­tá­gio no Rio du­ran­te a Olimpíada é bai­xo

En­quan­to o Ae­des aegyp­ti tem há­bi­tos diur­nos, o per­ni­lon­go age prin­ci­pal­men­te à noi­te. Ele tam­bém pre­fe­re água su­ja e até es­go­to pa­ra co­lo­car os ovos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.