Jus­ti­ça. MPF de­nun­cia Lu­la e Del­cí­dio por obs­tru­ção

Metro Brazil (ABC) - - Foco -

O MPF (Mi­nis­té­rio Público Fe­de­ral) do Dis­tri­to Fe­de­ral apre­sen­tou on­tem à Jus­ti­ça de­nún­cia contra o ex-pre­si­den­te Luiz Iná­cio Lu­la da Sil­va e o se­na­dor cas­sa­do Del­cí­dio do Ama­ral, acu­sa­dos de obs­tru­ção da Jus­ti­ça. Tam­bém fo­ram de­nun­ci­a­dos o pe­cu­a­ris­ta Jo­sé Carlos Bum­lai; seu fi­lho Mau­rí­cio Bum­lai; o ex-as­ses­sor par­la­men­tar Diogo Fer­rei­ra; o ad­vo­ga­do Edson Si­quei­ra Ribeiro Fi­lho; e o ban­quei­ro André Esteves.

A in­ves­ti­ga­ção re­fe­re-se ao ofe­re­ci­men­to de me­sa­da e até fu­ga pa­ra o ex­te­ri­or ao ex-di­re­tor da Petrobras Nes­tor Cer­ve­ró em troca de ele não fa­zer de­la­ção pre­mi­a­da.

O pro­cu­ra­dor-ge­ral da Re­pú­bli­ca, Ro­dri­go Ja­not, já ha­via apon­ta­do a res­pon­sa­bi­li­da­de dos acu­sa­dos em de­zem­bro do ano pas­sa­do. Com a cas­sa­ção, Del­cí­dio per­deu o fo­ro pri­vi­le­gi­a­do e o pro­ces­so foi re­me­ti­do à Jus­ti­ça co­mum.

Se con­de­na­dos, os acu­sa­dos irão res­pon­der por for­ma­ção de qu­a­dri­lha e ofe­re­ci­men­to de van­ta­gem in­de­vi­da. O ad­vo­ga­do tam­bém po­de ser pro­ces­sa­do por pa­tro­cí­nio in­fi­el, quan­do o pro­fis­si­o­nal atua pre­ju­di­can­do o cli­en­te.

O pro­ces­so es­ta­va nas mãos do pro­cu­ra­dor da Re­pú­bli­ca Ivan Cláu­dio Marx.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.