Trump bus­ca unir par­ti­do ‘ra­cha­do’

No úl­ti­mo dia da Con­ven­ção Na­ci­o­nal Re­pu­bli­ca­na, mag­na­ta acei­ta in­di­ca­ção de seu no­me e faz dis­cur­so de união pa­ra ten­tar atrair os que dis­cor­dam de su­as pro­pos­tas

Metro Brazil (ABC) - - Mundo -

O mi­li­o­ná­rio Do­nald Trump acei­tou on­tem à noi­te a in­di­ca­ção de seu no­me pe­lo Par­ti­do Re­pu­bli­ca­no pa­ra re­pre­sen­tá-lo nas elei­ções pre­si­den­ci­ais nor­te-ame­ri­ca­nas, em no­vem­bro. No dis­cur­so de en­cer­ra­men­to da Con­ven­ção Na­ci­o­nal do par­ti­do, aber­ta na se­gun­da-fei­ra em Cle­ve­land (Ohio), Trump exor­tou a união en­tre seus cor­re­li­gi­o­ná­ri­os. Não por aca­so, uma vez que os re­pu­bli­ca­nos não são unâ­ni­mes quan­to a apoiá-lo.

Um dia an­tes, na quar­ta-fei­ra, o se­na­dor pe­lo Te­xas Ted Cruz, que che­gou a en­trar nas disputas pré­vi­as do par­ti­do e foi o úl­ti­mo a dei­xá-las, apa­re­ceu na con­ven­ção pa­ra di­zer que não apoi­a­ria Trump e pa­ra pe­dir que os elei­to­res ali pre­sen­tes “vo­tas­sem com a cons­ci­ên­cia”.

O can­di­da­to tam­bém não tem apoio ir­res­tri­to do le­gis­la­ti­vo, que, ape­sar de ser ma­jo­ri­ta­ri­a­men­te re­pu­bli­ca­no, tem em seu pre­si­den­te, Paul Ryan, al­guém que não de­fen­de as mes­mas cau­sas e pro­pos­tas de Trump – al­gu­mas con­si­de­ra­das sim­ples­men­te ab­sur­das.

“Eu es­tou com vo­cês, eu vou lu­tar por vo­cês e eu vou ven­cer por vo­cês” DO­NALD TRUMP, CAN­DI­DA­TO A PRE­SI­DEN­TE DOS ES­TA­DOS UNI­DOS

Como a da cons­tru­ção de um mu­ro em to­da a fron­tei­ra dos EUA com o México pa­ra im­pe­dir a en­tra­da de imigrantes ile­gais, o que, se­gun­do ele, se­ria a prin­ci­pal cau­sa do au­men­to da vi­o­lên­cia no país. Ou, ain­da, a de de­por­tar to­dos os mu­çul­ma­nos. Pa­ra Trump, a vi­o­lên­cia vem de fo­ra e as­sim de­ve ser tra­ta­da.

“Eu te­nho uma men­sa­gem a vo­cês. A cri­mi­na­li­da­de e a vi­o­lên­cia que ho­je afli­gem nos­sa na­ção ter­mi­na­rão em bre­ve. A par­tir de 20 de janeiro de 2017, a se­gu­ran­ça se­rá res­tau­ra­da”, de­cla­ra­ria Trump, se­gun­do tre­chos de seu dis­cur­so di­vul­ga­dos ho­ras an­tes pe­la organização de sua cam­pa­nha. Se ven­cer, Trump se­rá em­pos­sa­do pre­si­den­te dos EUA em 20 de janeiro.

| MI­KE SEGAR/REUTERS

Elei­to­ra de Trump par­ti­ci­pa de con­ven­ção em Cle­ve­land

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.