Te­sou­ro des­co­ber­to

Con­si­de­ra­dos per­di­dos até 2007, ne­ga­ti­vos e fotos que re­ve­lam olhar de Ro­bert Ca­pa, Ger­da Ta­ro e Da­vid Sey­mour pa­ra a Gu­er­ra Ci­vil Espanhola são reu­ni­dos em ex­po­si­ção

Metro Brazil (ABC) - - Cultura -

De­pois de per­cor­rer cin­co países, a mostra “A Va­li­se Me­xi­ca­na: a re­des­co­ber­ta dos ne­ga­ti­vos da Gu­er­ra Ci­vil Espanhola de Ca­pa, Ta­ro e Chim” che­ga ao Bra­sil amanhã em uma ex­po­si­ção gra­tui­ta na Cai­xa Cul­tu­ral.

Con­si­de­ra­da um re­gis­tro úni­co da co­ber­tu­ra que mu­dou a his­tó­ria do fo­to­jor­na­lis­mo, a mostra apre­sen­ta fo­to­gra­fi­as e ne­ga­ti­vos dos fo­to­jor­na­lis­tas Ro­bert Ca­pa, Ger­da Ta­ro e Da­vid “Chim” Sey­mour que fi­ca­ram per­di­dos por 70 anos até se­rem en­con­tra­dos pe­lo ir­mão de Ca­pa em uma va­li­se, em 2007, na Ci­da­de do México – que ho­je está em No­va York.

“É uma opor­tu­ni­da­de úni­ca de ver o tra­ba­lho des­ses que fo­ram não ape­nas fo­tó­gra­fos, mas tam­bém mi­li­tan­tes. Eles acre­di­ta­vam em uma cau­sa, e é pos­sí­vel per­ce­ber is­so nas imagens. A ar­ma de­les eram as câ­me­ras”, afir­ma Ca­mi­la Gar­cia, pro­fes­so­ra e pesquisadora en­vol­vi­da na ex­po­si­ção.

De acor­do com ela, o público vai po­der ver tam­bém ce­nas que fo­ram acom­pa­nha­das pe­lo trio an­tes da edi­ção re­a­li­za­da pe­los veí­cu­los que pu­bli­ca­ram su­as imagens da Gu­er­ra Ci­vil Espanhola, ini­ci­a­da em 1936 e que du­rou cer­ca de qua­tro anos, sen­do con­si­de­ra­da uma das mais dra­má­ti­cas do sé­cu­lo 20.

“São três olha­res di­fe­ren­tes so­bre a mes­ma si­tu­a­ção, do­cu­men­tan­do o front, a luta e tam­bém o dia a dia das pes­so­as que vi­ve­ram a gu­er­ra”, diz a pesquisadora.

| © IN­TER­NA­TI­O­NAL CEN­TER OF PHOTOGRAPHY/MAGNUM/COLLECTION IN­TER­NA­TI­O­NAL CEN­TER OF PHOTOGRAPHY

Fo­to de Ca­pa com ho­mem car­re­gan­do ga­ro­to fe­ri­do em Te­ru­el, Es­pa­nha (1937-1938)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.