AGO­RA É A VEZ DO ABC

To­cha olímpica che­ga à re­gião amanhã e pas­sa por três ci­da­des

Metro Brazil (ABC) - - Front Page -

De­pois de ro­dar por di­ver­sas ci­da­des do Bra­sil, che­gou a vez da to­cha olímpica pas­sar pe­lo ABC. A re­gião re­ce­be a ce­rimô­nia amanhã, a par­tir das 11h45, com iní­cio em São Ca­e­ta­no.

Ao to­do, serão cer­ca de 30 quilô­me­tros per­cor­ri­dos em vi­as da re­gião com a par­ti­ci­pa­ção de 141 pes­so­as nos re­ve­za­men­tos. Ru­as e ave­ni­das serão in­ter­di­ta­das ho­ras an­tes da pas­sa­gem e li­be­ra­das após o com­boio.

O tra­je­to te­rá iní­cio na es­qui­na en­tre as ave­ni­das Goiás e Gui­do Ali­ber­ti e se en­cer­ra­rá no Es­pa­ço Ver­de Chi­co Men­des por vol­ta das 13h45 em São Ca­e­ta­no.

Ao tér­mi­no da ce­le­bra­ção, a to­cha se­gue de car­ro até a ave­ni­da Dom Pedro 2º, na al­tu­ra do nú­me­ro 2.449, em San­to André, com pre­vi­são de che­ga­da às 15h. A par­tir da via, co­me­ça o per­cur­so pe­la ci­da­de, que te­rá se­te quilô­me­tros de ex­ten­são até o Par­que Cen­tral, on­de che­ga por vol­ta 16h30.

Após no­va ro­ta de car­ro, a to­cha se­rá re­ce­bi­da em São Bernardo às 17h30, na ave­ni­da Se­na­dor Ver­guei­ro. Na ci­da­de, 11 quilô­me­tros serão per­cor­ri­dos, com pre­vi­são de en­cer­ra­men­to às 19h, no gi­ná­sio Po­li­es­por­ti­vo. O sím­bo­lo olím­pi­co per­ma­ne­ce guardado até do­min­go, quan­do se­gui­rá pa­ra São Paulo.

Nos três mu­ni­cí­pi­os, a res­pon­sá­vel pe­la se­gu­ran­ça se­rá a GCM (Gu­ar­da Ci­vil Municipal). A Po­lí­cia Mi­li­tar fi­ca­rá en­car­re­ga­da de fa­zer um com­boio no even­to, en­quan­to sol­da­dos da For­ça de Se­gu­ran­ça Na­ci­o­nal acom­pa­nha­rão a to­cha olímpica.

O sím­bo­lo dos jo­gos pas­seia pe­lo País des­de o dia 3 de maio e tem no ro­tei­ro cer­ca de 300 ci­da­des, com 12 mil con­du­to­res em 20 mil quilô­me­tros ter­res­tres e ou­tras 10 mil mi­lhas de avião. O re­ti­ro se en­cer­ra no Maracanã, no Rio de Janeiro, no dia 5 de agos­to, quan­do acon­te­ce a “Ce­rimô­nia de Aber­tu­ra” da Olimpíada. Fes­ta? A che­ga­da da to­cha di­vi­diu nes­ta se­ma­na a opi­nião dos mo­ra­do­res. Na pá­gi­na ofi­ci­al da Pre­fei­tu­ra de San­to André no Fa­ce­bo­ok, on­de há con­ta­gem re­gres­si­va pa­ra a che­ga­da do sím­bo­lo, o te­ma le­van­tou dis­cus­sões. Mui­tos in­ter­nau­tas cri­ti­ca­ram a fes­ta: “Es­sa to­cha é mais uma palhaçada, só pra ilu­dir es­se po­vo”, diz um post. “Bô­ra apa­gar es­sa to­cha?”, su­ge­re ou­tro in­ter­nau­ta. Al­guns tam­bém de­fen­de­ram o even­to. “Gen­te a cri­se tá ruim... um mon­te de coi­sa er­ra­da acon­te­cen­do... mas va­mos dei­xar as pes­so­as, e, prin­ci­pal­men­te, as cri­an­ças cur­ti­rem o mo­men­to”, dis­se uma mu­lher.

Além do re­ve­za­men­to, as ci­da­des pre­pa­ra­ram even­tos cul­tu­rais e es­por­ti­vos pa­ra re­ce­ber a to­cha. (Ve­ja pro­gra­ma­ção ao la­do)

En­tre os mo­men­tos mais aguar­da­dos, está a ho­me­na­gem ao gi­nas­ta olím­pi­co Arthur Za­net­ti, ou­ro na Olimpíada pas­sa­da. A Pre­fei­tu­ra de São Ca­e­ta­no en­co­men­dou um mu­ral do atle­ta ao ar­tis­ta Alek­san­dro Reis na fa­cha­da do Cen­tro Di­gi­tal, que se­rá inau­gu­ra­do du­ran­te a pas­sa­gem da to­cha na ave­ni­da Goiás.

DIVULGAÇÃO/PMSCS

Pai­nel com ima­gem de Ar­tur Za­net­ti, con­fec­ci­o­na­do em São Ca­e­ta­no pe­lo ar­tis­ta Alek­san­dro Reis, se­rá inau­gu­ra­do amanhã

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.