Te­mer au­to­ri­za en­vio de tro­pas do Exér­ci­to ao RN

Ins­ta­la­ção de blo­que­a­dor de ce­lu­la­res em pe­ni­ten­ciá­ria te­ria de­fla­gra­do on­da de ata­ques no Es­ta­do; de sex­ta até on­tem, 52 pes­so­as fo­ram pre­sas por ata­ques em 20 ci­da­des

Metro Brazil (ABC) - - Brasil -

Após pe­di­do do go­ver­na­dor do Rio Gran­de do Nor­te, Ro­bin­son Fa­ria, o pre­si­den­te in­te­ri­no, Mi­chel Te­mer, au­to­ri­zou on­tem o en­vio de tro­pas do Exér­ci­to pa­ra aju­dar a con­ter on­da de ata­ques que se es­pa­lhou pe­lo Es­ta­do des­de a úl­ti­ma sex­ta-fei­ra. Os atos cri­mi­no­sos co­me­ça­ram, de acor­do com o go­ver­no lo­cal, co­mo re­ta­li­a­ção à de­ci­são de ins­ta­lar blo­que­a­do­res de ce­lu­la­res no pre­sí­dio de Par­na­mi­rim. Até on­tem, 52 pes­so­as ha­vi­am si­do pre­sas por 54 ata­ques em 20 ci­da­des.

A Se­cre­ta­ria de Se­gu­ran­ça Pú­bli­ca do RN in­for­mou, no iní­cio da noi­te de on­tem, que 500 mi­li­ta­res pas­sa­ri­am a agir con­tra os ata­ques. Até o fe­cha­men­to des­ta edi­ção, po­rém, o Mi­nis­té­rio da De­fe­sa não ha­via con­fir­ma­do os de­ta­lhes da ação do Exér­ci­to.

Das 54 ocor­rên­ci­as re­gis­tra­das pe­la Se­cre­ta­ria de Se­gu­ran­ça Pú­bli­ca do Rio Gran­de do Nor­te até on­tem, 47 fo­ram re­la­ci­o­na­das a in­cên­di­os e ten­ta­ti­vas de in­cên­di­os; qua­tro, de dis­pa­ros con­tra pré­di­os pú­bli­cos; uma en­vol­ven­do ex­plo­si­vos em agên­cia ban­cá­ria ou pro­xi­mi­da­des; e du­as de­pre­da­ções.

Fo­ram apre­en­di­dos 30 co­que­téis mo­lo­tovs e três ga­lões de com­bus­tí­veis em uma ca­sa aban­do­na­da de Na­tal. Fla­gra­dos pe­la po­lí­cia, os sus­pei­tos tra­zi­am ce­lu­la­res com in­for­ma­ções so­bre ata­ques a ôni­bus da ci­da­de.

En­tre os 52 pre­sos pe­las for­ças po­li­ci­ais es­tá o tra­fi­can­te João Ma­ria dos San­tos de Oli­vei­ra, co­nhe­ci­do co­mo “João Ma­go”, lí­der da fac­ção cri­mi­no­sa Sin­di­ca­to do Cri­me do RN e sus­pei­to de che­fi­ar par­te dos ata­ques em Na­tal. Pre­sí­dio O Pre­sí­dio de Par­na­mi­rim foi se­le­ci­o­na­do pa­ra ter pri­o­ri­da­de no pro­je­to de ins­ta­la­ção de blo­que­a­do­res de ce­lu­la­res. O ob­je­ti­vo é im­pe­dir que pre­sos con­ti­nu­am dan­do or­dens cri­mi­no­sas de den­tro do com­ple­xo. Caso se­me­lhan­te ocor­reu em São Pau­lo, em 2006, quan­do uma me­gar­re­be­lião ocor­reu no Es­ta­do após proi­bi­ção de ce­lu­la­res nos pre­sí­di­os.

| DI­VUL­GA­ÇÃO

Em Na­tal, po­lí­cia apre­en­deu 30 co­que­téis mo­lo­tovs

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.