EI ma­ta 5 em ins­ta­la­ções de ener­gia ira­qui­a­nas

Jiha­dis­tas do gru­po ra­di­cal in­va­di­ram es­ta­ções de com­pres­são de gás e bom­be­a­men­to de pe­tró­leo no no­ro­es­te do país, re­gião po­vo­a­da por mai­o­ria cur­da

Metro Brazil (ABC) - - Mundo -

Mi­li­tan­tes do Es­ta­do Is­lâ­mi­co in­va­di­ram on­tem du­as ins­ta­la­ções de ener­gia no nor­te do Ira­que, ma­tan­do pe­lo me­nos cin­co tra­ba­lha­do­res e fe­chan­do uma im­por­tan­te es­ta­ção de bom­be­a­men­to de pe­tró­leo. O pri­mei­ro ata­que, na es­ta­ção de com­pres­são de gás AB2, cer­ca de 15 km a no­ro­es­te de Kir­kuk, co­me­çou por vol­ta de 3h de on­tem (21h de sá­ba­do em Bra­sí­lia), quan­do qua­tro ho­mens ar­ma­dos com gra­na­das de mão in­va­di­ram por uma por­ta ex­ter­na em um ata­que que dei­xou dois guar­das em es­ta­do crí­ti­co.

Eles, en­tão, ma­ta­ram a ti­ros qua­tro fun­ci­o­ná­ri­os em uma sa­la de con­tro­le in­ter­na e co­lo­ca­ram ex­plo­si­vos, dos quais cer­ca de cin­co dis­pa­ra­ram. For­ças do ser­vi­ço de eli­te con­tra­ter­ro­ris­mo in­va­di­ram as ins­ta­la­ções, re­cu­pe­ra­ram o con­tro­le e li­ber­ta­ram ou­tros 15 fun­ci­o­ná­ri­os que es­ta­vam es­con­di­dos em uma sa­la se­pa­ra­da.

Fon­tes de se­gu­ran­ça dis­se­ram acre­di­tar que os ata­can­tes es­ca­pa­ram pa­ra a es­ta­ção de pe­tró­leo Bai Has­san, 25 km mais a no­ro­es­te.

Lá eles lan­ça­ram um ata­que si­mi­lar, com um de­les de­to­nan­do seu co­le­te com ex­plo­si­vo pa­ra per­mi­tir que os ou­tros en­tras­sem. Uma vez den­tro da ins­ta­la­ção, mais dois de­to­na­ram seus co­le­tes ex­plo­si­vos, des­truin­do um tan­que de ar­ma­ze­na­men­to de óleo.

O quar­to as­sal­tan­te foi mor­to em con­fron­tos com as for­ças de se­gu­ran­ça. Um en­ge­nhei­ro de pe­tró­leo tam­bém foi mor­to e seis po­li­ci­ais fi­ca­ram fe­ri­dos, dis­se­ram fon­tes de se­gu­ran­ça.

A agên­cia de no­tí­ci­as “Amaq”, que apoia o EI, dis­se em uma men­sa­gem dis­tri­buí­da on-li­ne que com­ba­ten­tes a ins­ta­la­ção de Bai Has­san, mas não fez ne­nhu­ma men­ção do ata­que an­te­ri­or.

| AKO RASHEED/REU­TERS

Sol­da­dos cur­dos afas­tam-se de área ata­ca­da pe­lo EI

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.