Pa­ra dan­çar com o co­ra­ção

Após ce­le­bra­rem 40 anos, mi­nei­ros do Gru­po Cor­po reú­nem es­pe­tá­cu­los mais emo­ti­vos da car­rei­ra em tem­po­ra­da no Al­fa

Metro Brazil (ABC) - - Cultura - AMANDA QU­EI­RÓS

O Gru­po Cor­po é co­nhe­ci­do por ti­rar o fô­le­go da pla­teia em es­pe­tá­cu­los chei­os de vi­gor, que exa­lam a ca­pa­ci­da­de téc­ni­ca de seus bailarinos e fa­zem um uso poético de­la na pes­qui­sa por uma dan­ça con­tem­po­râ­nea bra­si­lei­ra.

Quan­do es­sas ca­rac­te­rís­ti­cas se ali­am à emo­ção, sur­gem obras ar­re­ba­ta­do­ras, co­mo “Le­cu­o­na” (2004) e “Dan­ça Sinfô­ni­ca” (2015), reu­ni­das em um só pro­gra­ma que es­treia quin­ta, no Al­fa, na ca­pi­tal. “Es­sas são as du­as pe­ças do Cor­po em que as pes­so­as mais se emo­ci­o­nam”, diz o co­reó­gra­fo Ro­dri­go Pe­der­nei­ras, res­pon­sá­vel por de­sen­vol­ver a as­si­na­tu­ra co­re­o­grá­fi­ca da com­pa­nhia des­de “21” (1992), em que pas­sou a cri­ar obras com mú­si­cas com­pos­tas es­pe­ci­al­men­te pa­ra ba­lés.

“21” de­ve­ria in­te­grar o pro­gra­ma da tem­po­ra­da ao la­do de “Dan­ça Sinfô­ni­ca”, dan­do a chan­ce de o pú­bli­co con­fe­rir a evo­lu­ção da lin­gua­gem do Cor­po, mas pro­ble­mas com di­rei­tos au­to­rais mu­da­ram os pla­nos – a tri­lha foi cri­a­da pe­lo gru­po Uak­ti, que aca­bou no ano pas­sa­do.

O re­vés fez “Le­cu­o­na” vol­tar à to­na. Apai­xo­na­do pe­las obras do cu­ba­no Ernesto Le­cu­o­na (1895-1963), Pe­der­nei­ras abriu uma ex­ce­ção a sua re­gra de co­re­o­gra­far ape­nas mú­si­cas ori­gi­nais e cri­ou 12 pas-de-deux que re­pre­sen­tam di­fe­ren­tes fa­ce­tas do amor.

É um ti­po de emo­ção di­fe­ren­te da de “Dan­ça Sinfô­ni­ca”. Im­preg­na­da de me­mó­ri­as afe­ti­vas, a obra foi cri­a­da pa­ra ce­le­brar os 40 anos do Cor­po e con­ta com tri­lha de Mar­co Antônio Gui­ma­rães.

“‘Le­cu­o­na’ tem mo­men­tos en­gra­ça­dos, ro­mân­ti­cos, sen­su­ais… É mais le­ve. Já ‘Dan­ça Sinfô­ni­ca’ tem uma den­si­da­de mai­or, ela fa­la de pas­sa­do, de pes­so­as que fi­ca­ram pa­ra trás. Acho que vai ser um pro­gra­ma por­re­ta”, con­clui o co­reó­gra­fo.

| JO­SÉ LUIZ PE­DER­NEI­RAS/DI­VUL­GA­ÇÃO

Obra apre­sen­ta 12 du­os com fai­xas de Ernesto Le­cu­o­na

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.