OU­RO NO ARREMESSO DE MAS­CO­TE!

In­te­gran­tes do Ti­me Bra­sil che­gam à Vi­la dos Atle­tas, has­tei­am a ban­dei­ra, can­tam o hi­no e ca­em no sam­ba

Metro Brazil (ABC) - - Front Page - ANA LÚCIA DO VA­LE

Após can­tar o hi­no na­ci­o­nal no pul­mão e cair no sam­ba man­dan­do o mas­co­te Gin­ga pa­ra o al­to, os cer­ca de 60 in­te­gran­tes do Ti­me Bra­sil - en­tre atle­tas do han­de­bol, hóquei so­bre gra­ma e gi­nás­ti­ca ar­tís­ti­ca - re­ce­be­ram as bo­as-vin­das on­tem na Vi­la dos Atle­tas, na Bar­ra da Ti­ju­ca. A ce­rimô­nia, com has­te­a­men­to da ban­dei­ra do país e a do Co­mi­tê Olím­pi­co In­ter­na­ci­o­nal (COI), se­rá fei­ta pa­ra as 207 de­le­ga­ções até sex­ta, dia da fes­ta de aber­tu­ra dos Jo­gos.

“Va­mos mos­trar que so­mos ca­pa­zes, que es­sa é a nos­sa chan­ce, que es­sa é a nos­sa vez”, dis­se emo­ci­o­na­da a pre­fei­ta da Vi­la, a ex-jo­ga­do­ra de bas­que­te Ja­neth Ar­cain. O pre­si­den­te do Co­mi­tê Or­ga­ni­za­dor e do COB, Car­los Arthur Nuz­man, ex­pli­ca: “Es­sa fes­ta traz um sen­ti­men­to pro­fun­do da lu­ta de ca­da atle­ta, pe­la sua par­ti­ci­pa­ção nos Jo­gos”.

Uma ho­ra an­tes do Bra­sil, às 10h30, o cli­ma foi um pou­co di­fe­ren­te. Uma pe­que­na par­te da de­le­ga­ção da Co­reia do Nor­te, que tem cer­ca de 30 atle­tas, as­sis­tiu à ce­rimô­nia de for­ma mais si­su­da, e re­tor­nou cor­ren­do pa­ra den­tro da Vi­la. O che­fe de mis­são, Sung­bum Yo­on, foi su­cin­to: “Va­mos fa­zer o nos­so me­lhor pa­ra o po­vo da Co­reia”. “Eles sem­pre fa­zem es­se es­ti­lo tei­mo­so. As Coreias fi­ca­ram 50 anos se­pa­ra­das por con­ta do re­gi­me (atu­al­men­te co­man­da­do por Kim Jong-un), mas so­mos o mes­mo po­vo”, ex­pli­cou uma jor­na­lis­ta de TV da Co­reia do Sul, que pre­fe­riu não se iden­ti­fi­car te­men­do re­pre­sá­li­as.

Já a de­le­ga­ção de Ugan­da en­trou no cli­ma. Ape­sar de não co­nhe­cer mú­si­ca bra­si­lei­ra, o na­da­dor Joshua Ti­ba­temwa, 19 anos, nas­ci­do em Kam­pa­la, mas que es­tu­da nos EUA, caiu no funk. Co­mo a mai­o­ria dos atle­tas, ele quer ir ao Cris­to quan­do a com­pe­ti­ção ter­mi­nar e não fi­cou in­sa­tis­fei­to com a aco­mo­da­ção na Vi­la. “Eu não es­pe­ra­va um ho­tel 5 es­tre­las”, ri. O bo­xe­a­dor Ro­nald Se­ru­go, 32 anos, tam­bém de Kam­pa­la, fez o mes­mo: dan­çou sem dó. Ele tem o que co­me­mo­rar. “É mui­to du­ro con­se­guir a qua­li­fi­ca­ção e es­tar aqui. O Bra­sil é ma­ra­vi­lho­so”, dis­se.

“Es­tou lou­ca pa­ra ir co­nhe­cer o Cris­to an­tes de com­pe­tir. No tram­po­lim, o mais di­fí­cil é con­tro­lar o psi­co­ló­gi­co” LU­BA GOLOVINA, DO SAL­TO OR­NA­MEN­TAL DA GEÓR­GIA “Es­ta é a quar­ta vez que ve­nho ao Bra­sil. Não es­ta­mos com me­do de na­da. Ado­ro es­tar aqui” LINA GUERIN, 25 ANOS, JO­GA­DO­RA DO RÚGBY DE 7 DO TI­ME DA FRAN­ÇA “A ale­gria trans­mi­ti­da só nos con­ta­gia pa­ra mos­trar­mos ao mun­do o qu­an­to so­mos ca­pa­zes de re­a­li­zar a Olim­pía­da, que é o mai­or even­to do mun­do” BER­NARD RAJZMAN, CHE­FE DE MIS­SÃO, COM CAR­LOS NUZ­MAN, PRES. DA RIO 2016 NA FO­TO

PAS­CAL LE SEGRETAIN/GETTY IMAGES

Gin­ga, mas­co­te do Ti­me Bra­sil, foi jo­ga­do pa­ra o al­to

Em cli­ma de fes­ta, atle­tas e dan­ça­ri­nos fi­ze­ram tren­zi­nho

O mas­co­te da Rio 2016, Vinicius, po­sou pa­ra fo­tos com os bra­si­lei­ros

FO­TOS: ERBS JR./ME­TRO RIO

Atle­tas do han­de­bol, hóquei e gi­nás­ti­ca ar­tís­ti­ca par­ti­ci­pa­ram da ce­rimô­nia

Co­reia do Nor­te bem dis­cre­ta

Ugan­da no cli­ma

De­le­ga­ção da Geór­gia cur­te a Vi­la, com Lu­ba (D)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.