Após pa­rar, bra­si­lei­ro quer ne­gó­cio pró­prio

Es­te é o de­se­jo de 50% dos ou­vi­dos em pes­qui­sa so­bre pla­nos pa­ra de­pois da apo­sen­ta­do­ria

Metro Brazil (ABC) - - Front Page -

Abrir o pró­prio ne­gó­cio é uma das op­ções mais co­gi­ta­das pe­los pro­fis­si­o­nais so­bre o que fa­zer após en­cer­rar su­as ati­vi­da­des no mercado de tra­ba­lho. Se­gun­do pes­qui­sa re­a­li­za­da pe­la Catho, em­pre­sa on-li­ne de clas­si­fi­ca­dos de em­pre­gos, em ca­da gru­po de dez tra­ba­lha­do­res ati­vos no Bra­sil, cin­co pre­ten­dem se tor­nar do­nos de um em­pre­en­di­men­to após a apo­sen­ta­do­ria. Atu­ar co­mo con­sul­tor in­de­pen­den­te es­tá na lis­ta de 20,2% dos que par­ti­ci­pa­ram do le­van­ta­men­to. E 15% pen­sam em tra­ba­lhar co­mo autô­no­mos.

“Mui­tos pro­fis­si­o­nais se apo­sen­tam, mas não que­rem dei­xar de ter uma ati­vi­da­de pro­fis­si­o­nal. Além dis­so, a ne­ces­si­da­de de com­ple­men­tar a ren­da após sair do mercado de tra­ba­lho é ou­tro as­pec­to que mo­ti­va mui­tos apo­sen­ta­dos a em­pre­en­der”, diz La­ris­sa Mei­glin, su­per­vi­so­ra de as­ses­so­ria de car­rei­ra da Catho.

De 2014 pa­ra 2015, ba­se da mais re­cen­te pes­qui­sa, hou­ve um pe­que­no au­men­to no nú­me­ro de pes­so­as que pre­ten­dem se apo­sen­tar e não tra­ba­lhar mais (de 6,8% pa­ra 7%). Ape­nas 1,6% dis­se­ram que não pre­ten­dem fa­zer na­da após en­cer­rar a car­rei­ra, o que per­ma­ne­ceu igual se com­pa­ra­do a 2014.

A pes­qui­sa re­ve­lou tam­bém a idade em que os pro­fis­si­o­nais pre­ten­dem dei­xar o mercado de tra­ba­lho. A fai­xa etá­ria mé­dia em que a mai­or par­te pen­sa em se apo­sen­tar é dos 60 aos 69 anos.

Em con­tra­pon­to, 20,2% afir­ma­ram que pre­ten­dem pa­rar de tra­ba­lhar com 75 anos ou mais, o que mos­tra uma li­gei­ra di­fe­ren­ça em re­la­ção a 2014 (18,6%). Já uma pe­que­na par­ce­la dos res­pon­den­tes (4,1%) pen­sa em en­cer­rar su­as ati­vi­da­des an­tes dos 50 anos, o que em 2014 re­pre­sen­ta­va 5,2%. ME­TRO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.