Tur­cos vão às ru­as de Is­tam­bul em apoio a Er­do­gan

Pre­si­den­te reú­ne mais de um mi­lhão de pes­so­as em co­mí­cio e vol­ta a de­fen­der pe­na de mor­te. De­mons­tra­ção de for­ça ocor­re em mo­men­to de crí­ti­cas do Oci­den­te

Metro Brazil (ABC) - - Mundo -

Mais de um mi­lhão de tur­cos reu­ni­ram-se on­tem em Is­tam­bul con­vo­ca­dos pe­lo pre­si­den­te Tayyip Er­do­gan pa­ra con­de­nar a re­cen­te ten­ta­ti­va de gol­pe. O ato foi uma de­mons­tra­ção de for­ça do go­ver­no em um mo­men­to em que o Oci­den­te cri­ti­ca ex­pur­gos e de­ten­ções ge­ne­ra­li­za­das no país.

Em dis­cur­so du­ran­te o co­mí­cio “De­mo­cra­cia e Már­ti­res”, tam­bém vei­cu­la­do em te­lões ao re­dor do país, Er­do­gan dis­se que irá apro­var a pe­na de mor­te no país se o par­la­men­to vo­tar o assunto. “Se o po­vo qui­ser a pe­na de mor­te, os par­ti­dos res­pei­ta­rão sua von­ta­de”, afir­mou.

Fai­xas na mul­ti­dão di­zi­am “Vo­cê é um pre­sen­te de Deus, Er­do­gan” ou “Pe­ça pa­ra mor­rer­mos e fa­re­mos is­so”. Mas tam­bém foi a pri­mei­ra vez em dé­ca­das que im­por­tan­tes par­ti­dos de opo­si­ção par­ti­ci­pa­ram de um co­mí­cio em apoio ao go­ver­no.

Er­do­gan tem pro­me­ti­do eli­mi­nar a rede li­ga­da ao clé­ri­go Fethul­lah Gu­len, que mo­ra nos EUA, cu­jos se­gui­do­res nas for­ças de se­gu­ran­ça, no Ju­di­ciá­rio e nos ór­gãos pú­bli­cos são apon­ta­dos pe­lo pre­si­den­te co­mo or­ga­ni­za­do­res de ten­ta­ti­vas pa­ra as­su­mir o po­der. Gu­len ne­gou as acu­sa­ções e con­de­nou a ten­ta­ti­va de gol­pe, que ocor­reu em um mo­men­to crítico pa­ra um país “de li­nha de fren­te” na Otan, en­fren­tan­do ata­ques de mi­li­tan­tes is­lâ­mi­cos.

De­ze­nas de mi­lha­res de pes­so­as já fo­ram pre­sas ou co­lo­ca­das sob in­ves­ti­ga­ção des­de a ten­ta­ti­va de gol­pe, in­cluin­do sol­da­dos, po­li­ci­ais, juí­zes, jor­na­lis­tas, mé­di­cos e fun­ci­o­ná­ri­os pú­bli­cos, le­van­tan­do pre­o­cu­pa­ções en­tre ali­a­dos oci­den­tais de que Er­do­gan es­tá usan­do os even­tos pa­ra am­pli­ar o po­der em su­as mãos. ME­TRO

| REUTERS

Er­do­gan com a mu­lher, Emi­ne Gul­ba­ran, di­an­te da mul­ti­dão

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.