MUI­TO AMOR <3

Me­ni­nas da gi­nás­ti­ca ar­tís­ti­ca bri­lham, en­can­tam a tor­ci­da e le­vam o Bra­sil à fi­nal

Metro Brazil (ABC) - - Front Page - RE­NA­TA MACHADO

Pu­xa­da por Re­be­ca Andrade e Flá­via Sa­rai­va, as du­as no­va­tas do gru­po que com­pe­ti­ram em to­dos os apa­re­lhos on­tem, a gi­nás­ti­ca ar­tís­ti­ca fe­mi­ni­na do Bra­sil ga­ran­tiu qua­tro va­gas pa­ra as finais da mo­da­li­da­de. For­ma­da pe­las du­as es­tre­an­tes, am­bas de 16 anos; mais as ve­te­ra­nas Da­ni­e­le Hy­pó­li­to, 31, e Ja­de Barbosa, 25; e a tam­bém no­va­ta Lor­ra­ne Oliveira, 18, a se­le­ção con­quis­tou 174,054 pon­tos e ter­mi­nou a com­pe­ti­ção em 5° lu­gar, o que a co­lo­cou en­tre as oi­to me­lho­res que dis­pu­ta­rão a fi­nal por equi­pes, ama­nhã. Os EUA, com 185.238, fi­ca­ram em 1°, se­gui­dos por China, Rús­sia e Grã-Bre­ta­nha.

Re­be­ca e Fla­vi­nha, que fi­ca­ram en­tre as 24 me­lho­res, tam­bém com­pe­tem na de­ci­são do in­di­vi­du­al ge­ral, na quin­ta-fei­ra. A bai­xi­nha de 1,33 m ain­da se ga­ran­tiu na fi­nal da tra­ve, na pró­xi­ma se­gun­da-fei­ra (dia 15).

Di­an­te de uma Are­na Olím­pi­ca qua­se lotada, com uma tor­ci­da bra­si­lei­ra que ova­ci­o­na­va as me­ni­nas a ca­da acro­ba­cia, mas que tam­bém apoi­a­va nos mo­men­tos de er­ro, as gi­nas­tas mos­tra­ram que sou­be­ram usar a seu fa­vor a pres­são de com­pe­tir em ca­sa. Após dis­pu­ta­rem a ter­cei­ra sub­di­vi­são da clas­si­fi­ca­tó­ria, Re­be­ca so­mou 58,732 pon­tos e fi­cou em pri­mei­ro lu­gar no in­di­vi­du­al ge­ral, dei­xan­do pa­ra trás rus­sas e chi­ne­sas. De­pois das ou­tras du­as sub­di­vi­sões, Re­be­ca ter­mi­nou a com­pe­ti­ção em 4a, atrás de três ame­ri­ca­nas [só du­as dis­pu­tam a fi­nal], com o fenô­me­no Si­mo­ne Bi­les no to­po.

“Ho­je é, com cer­te­za, o dia mais fe­liz da mi­nha vi­da”, re­su­miu Re­be­ca. “Meus trei­na­do­res sem­pre acre­di­ta­ram que, um dia, eu pe­ga­ria uma fi­nal de in­di­vi­du­al ge­ral em uma Olim­pía­da. Eu acre­di­ta­va tam­bém, cla­ro, mas não tan­to qu­an­to eles. Ago­ra, eu sei que sou ca­paz e vou que­rer ca­da vez mais e mais”, dis­se a gi­nas­ta, com um sor­ri­so de ore­lha a ore­lha.

Flá­via, a pe­que­na no­tá­vel, tam­bém es­ta­va ra­di­an­te. Com no­ta 15,133, ela viu seu no­me em pri­mei­ro lu­gar na tra­ve, após 50 gi­nas­tas te­rem se apre­sen­ta­do no apa­re­lho, in­clu­si­ve a ro­me­na Ca­ta­li­na Po­nor, cam­peã da pro­va em Ate­nas-2004. En­cer­ra­da a clas­si­fi­ca­tó­ria, a atle­ta fi­cou na 3a posição, atrás de du­as ame­ri­ca­nas e, no­va­men­te, com Si­mo­ne Bi­les, que fa­rá cin­co finais, em 1° lu­gar.

“Foi uma emo­ção mui­to gran­de, ain­da mais por ser a mi­nha pri­mei­ra Olim­pía­da e ain­da por ci­ma no meu país. Eu es­ta­va mui­to bem trei­na­da e con­cen­tra­da, por is­so não fi­quei ner­vo­sa. Bom que deu tu­do cer­to. Se eu con­se­guir uma me­da­lha vai ser uma ale­gria imen­sa, mas não que­ro co­lo­car mui­ta ex­pec­ta­ti­va na tra­ve. De qu­al­quer ma­nei­ra, es­tou ten­tan­do fa­zer o meu me­lhor”, ga­ran­te.

Da esq. pa­ra a dir., Da­ni­e­le Hy­po­li­to, Ja­de Barbosa, Flá­via Sa­rai­va, Lor­ra­ne Oliveira e Re­be­ca Andrade agra­de­cem o apoio na Are­na Olím­pi­ca do Rio

FOTOS ERBS JR/ME­TRO RIO

Re­be­ca Andrade em bela exi­bi­ção na tra­ve

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.