Car­ros ‘in­va­dem’ cor­re­do­res sem fis­ca­li­za­ção ele­trô­ni­ca

San­to An­dré. Mai­o­ria das mul­tas por uso da fai­xa de ôni­bus acon­te­ce em pon­tos sem câ­me­ras

Metro Brazil (ABC) - - Foco - CADU PROIETI ME­TRO ABC

Mo­to­ris­tas que cir­cu­lam por San­to An­dré es­tão abu­san­do da in­va­são aos cor­re­do­res ex­clu­si­vos de ôni­bus da ci­da­de, prin­ci­pal­men­te os que não são fis­ca­li­za­dos por ra­da­res.

Da­dos da pre­fei­tu­ra mos­tram que no ano pas­sa­do fo­ram apli­ca­das 36.466 mul­tas a car­ros que es­ta­vam tra­fe­gan­do den­tro de fai­xas pa­ra co­le­ti­vos. O nú­me­ro é 249% mai­or que o re­gis­tra­do em 2014, quan­do fo­ram ano­ta­das 10.425 in­fra­ções des­se ti­po na ci­da­de. A mé­dia é de 100 ano­ta­ções por dia ou de uma a ca­da 15 mi­nu­tos na ci­da­de.

O que cha­ma a aten­ção é que 89,7% des­sas mul­tas fo­ram apli­ca­das nos cor­re­do­res que não são fis­ca­li­za­dos por ra­da­res. Ou se­ja, fo­ram ano­ta­dos por agen­tes de trân­si­to.

A ci­da­de pos­sui du­as fai­xas ex­clu­si­vas pa­ra ôni­bus mo­ni­to­ra­das ele­tro­ni­ca­men­te: a da rua Co­ro­nel Se­a­bra, que pas­sou a ter ra­dar em ju­nho do ano pas­sa­do, e na ave­ni­da Ca­pi­tão Má­rio To­le­do de Ca­mar­go, que é fis­ca­li­za­da por câ­me­ra des­de 2001.

Ape­sar de as du­as se­rem as que mais re­gis­tram in­fra­ções do ti­po na ci­da­de, o nú­me­ro de car­ros que in­va­dem es­ses dois cor­re­do­res, fis­ca­li­za­dos por câ­me­ras, caiu 24,5% de um ano pa­ra o ou­tro. Fo­ram 3.784 no ano pas­sa­do, sen­do 10,3% do to­tal, con­tra 5.017 ocor­rên­ci­as em 2014.

“A mai­o­ria dos mo­to­ris­tas tem res­pei­ta­do bas­tan­te os cor­re­do­res. A gen­te no­ta is­so vi­su­al­men­te. Tan­to que che­ga a cau­sar sur­pre­sa o au­men­to (to­tal de um ano pa­ra ou­tro)”, afir­ma o di­re­tor do De­par­ta­men­to de En­ge­nha­ria e Trá­fe­go de San­to An­dré, Epeus Pin­to Mon­tei­ro.

Os ou­tros cor­re­do­res de ôni­bus da ci­da­de, que não são fis­ca­li­za­dos por ra­dar, fi­cam nas ave­ni­das Pe­ri­me­tral, Ar­tur de Qu­ei­rós, Ge­ne­ral Gli­cé­rio, Qu­ei­rós dos San­tos, Fi­res­to­ne, Si­quei­ra Cam­pos, Luiz Pin­to Flá­quer e Dom Pe­dro 1º. Ao to­do, es­sas fai­xas ex­clu­si­vas de ôni­bus re­gis­tra­ram 32.682 mul­tas por in­va­são, mé­dia de 89 por dia.

| TI­A­GO SIL­VA/ME­TRO ABC

Mul­tas au­men­ta­ram 249% em um ano

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.