Uni­ver­si­da­des pe­dem in­cen­ti­vo à Edu­ca­ção

Fó­rum com­pos­to por di­ri­gen­tes de ins­ti­tui­ções de en­si­no su­pe­ri­or do ABC di­vul­gou on­tem car­ta aber­ta pa­ra pe­dir com­pro­mis­so dos can­di­da­tos às pre­fei­tu­ras em te­mas de co­o­pe­ra­ção e in­fra­es­tru­tu­ra

Metro Brazil (ABC) - - Foco - VA­NES­SA SELICANI

Di­ri­gen­tes das prin­ci­pais ins­ti­tui­ções de en­si­no su­pe­ri­or do ABC di­vul­ga­ram on­tem uma car­ta aber­ta com com­pro­mis­sos des­ti­na­da aos can­di­da­tos a pre­fei­to nas se­te ci­da­des. Eles fa­zem par­te do Fó­rum dos Di­ri­gen­tes das Ins­ti­tui­ções Pú­bli­cas e Co­mu­ni­tá­ri­as de En­si­no Su­pe­ri­or da Re­gião do ABC.

A car­ta é as­si­na­da por di­ri­gen­tes de 13 ins­ti­tui­ções: Cen­tro Uni­ver­si­tá­rio FEI, Cen­tro Uni­ver­si­tá­rio Fun­da­ção San­to An­dré, Fa­cul­da­de de Di­rei­to São Ber­nar­do, Fa­cul­da­de de Me­di­ci­na do ABC, FATECs Di­a­de­ma, Mauá, San­to An­dré, São Ber­nar­do e São Caetano, Ins­ti­tu­to Mauá de Tec­no­lo­gia, Uni­ver­si­da­de Fe­de­ral do ABC, Uni­ver­si­da­de Me­to­dis­ta e Uni­ver­si­da­de Mu­ni­ci­pal de São Caetano.

En­tre os te­mas pro­pos­tos pe­las ins­ti­tui­ções es­tão co­la­bo­ra­ção pa­ra pes­qui­sa, me­lho­ra na qu­a­li­da­de de en­si­no, in­cen­ti­vo a in­te­ra­ção com as em­pre­sas e te­mas mais li­ga­dos ao dia a dia, co­mo me­lho­ria na se­gu­ran­ça no en­tor­no e nas con­di­ções de mo­ra­dia, saú­de e trans­por­te pa­ra a co­mu­ni­da­de uni­ver­si­tá­ria.

A car­ta se­rá enviada ao TRE (Tri­bu­nal Re­gi­o­nal Elei­to­ral) São Paulo pa­ra que en­ca­mi­nhe a to­das as cha­pas re­gis­tra­das no ABC. A ex­pec­ta­ti­va é que o do­cu­men­to se­ja as­si­na­do pe­los can­di­da­tos e pos­te­ri­or­men­te di­vul­ga­do pa­ra co­nhe­ci­men­to da po­pu­la­ção.

O co­or­de­na­dor do fó­rum e rei­tor da UFABC, Klaus Wer­ner Ca­pel­le, afir­ma que a car­ta é o iní­cio do pro­ces­so pa­ra po­ten­ci­a­li­zar a co­o­pe­ra­ção com os mu­ni­cí­pi­os. “Va­mos acom­pa­nhar de for­ma crí­ti­ca e cons­tru­ti­va as pró­xi­mas ad­mi­nis­tra­ções.”

En­tre os de­sa­fi­os da re­la­ção com as ci­da­des, o rei­tor do Cen­tro Uni­ver­si­tá­rio FEI, Fá­bio do Pra­do, diz acre­di­tar que se- ja ne­ces­sá­rio pro­je­tos pa­ra ca­pa­ci­tar o en­si­no bá­si­co. “Re­co­nhe­ço hi­a­to en­tre a edu­ca­ção bá­si­ca e a su­pe­ri­or. É nos­so pa­pel pen­sar tam­bém em co­mo con­tri­buir com os mu­ni­cí­pi­os pa­ra me­lhor a qu­a­li­da­de nes­te se­tor”, dis­se.

Se­gu­ran­ça O fó­rum sur­giu em abril e de­ve dis­cu­tir ou­tros in­te­res­ses em co­mum en­tre as ins­ti­tui­ções de en­si­no su­pe­ri­or. A se­gu­ran­ça no en­tor­no dos cam­pi é um de­les. O rei­tor da UFABC afir­ma que o fó­rum se reu­niu na se­ma­na pas­sa­da com se­cre­tá­rio de Se­gu­ran­ça Pú­bli­ca do Es­ta­do, Má­gi­no Al­ves Bar­bo­sa Fi­lho, pa­ra rei­vin­di­car me­lho­ri­as no po­li­ci­a­men­to. “Cer­ta­men­te se­gu­ran­ça é uma de nos­sas pri­o­ri­da­des.”

O di­re­tor da Fa­cul­da­de de Di­rei­to São Ber­nar­do, Mar­ce­lo José La­dei­ra Mau­ad, con­ta que a reu­nião trou­xe no­vi­da­des.

“Saí­mos com al­go de con­cre­to. Se es­ta­be­le­ceu a cri­a­ção de um gru­po de tra­ba­lho com a pre­sen­ça da po­lí­cia pa­ra de­ba­ter es­tra­té­gi­as. Tam­bém va­mos apre­sen­tar em bre­ve um con­jun­to de pro­pos­tas nos­sas”, dis­se.

| DI­VUL­GA­ÇÃO/ANA PAU­LA LAZARI/USCS

Gru­po de di­ri­gen­tes que as­si­nam a car­ta

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.