La­va Ja­to. Bum­lai vol­ta­rá a cum­prir pe­na no Pa­ra­ná

Metro Brazil (ABC) - - Brasil -

O juiz Sér­gio Mo­ro de­ter­mi­nou que o pe­cu­a­ris­ta José Bum­lai, réu em um pro­ces­so da La­va Ja­to que es­tá pró­xi­mo da sen­ten­ça, vol­te à ca­deia no dia 23 de agos­to, cin­co me­ses após ter pas­sa­do à prisão do­mi­ci­li­ar.

Bum­lai, de 71 anos, ha­via si­do li­be­ra­do em mar­ço do Com­ple­xo Mé­di­co Pe­nal, em Cu­ri­ti­ba, pa­ra tra­tar um cân­cer na be­xi­ga.

O pra­zo do be­ne­fí­cio era de três me­ses, mas foi pro­lon­ga­do por­que ele pre­ci­sou pas­sar por uma ci­rur­gia no co­ra­ção. Ago­ra, com o tu­mor re­ti­ra­do e o tra­ta­men­to car­día­co em an­da­men­to, Mo­ro con­si­de­rou que ele po­de vol­tar à car­ce­ra­gem.

Pa­ra jus­ti­fi­car a ma­nu­ten­ção da prisão pre­ven­ti­va, o ma­gis­tra­do de­fen­deu que ainda há ris­cos às in­ves­ti­ga­ções e aos pro­ces­sos com o pe­cu­a­ris­ta em li­ber­da­de.

O prin­ci­pal mo­ti­vo, se­gun­do Mo­ro, é a de­nún­cia a que Bum­lai res­pon­de em Bra­sí­lia, jun­to com o ex-pre­si­den­te Lu­la e o ex-se­na­dor Del­cí­dio do Ama­ral, pe­la acu­sa­ção de ten­tar com­prar o si­lên­cio do ex-di­re­tor da Pe­tro­bras Nes­tor Cer­ve­ró.

A de­fe­sa de Bum­lai afir­ma que vai re­cor­rer da de­ci­são, pois ele tem com­pa­re­ci­do a to­das as au­di­ên­ci­as na Jus­ti­ça e não atra­pa­lhou as in­ves­ti­ga­ções en­quan­to es­te­ve em ca­sa. Sí­tio A PF (Po­lí­cia Fe­de­ral) in­ti­mou Bum­lai, na úl­ti­ma quar­ta, a de­por no inqué­ri­to so­bre o sí­tio de Ati­baia que te­ria si­do com­pra­do e re­for­ma­do pa­ra o ex-pre­si­den­te Lu­la. Além das em­prei­tei­ras OAS e Ode­bre­cht, Bum­lai tam­bém te­ria or­de­na­do obras no lo­cal.

A de­fe­sa de Lu­la in­sis­te em que a pro­pri­e­da­de le­gí­ti­ma do sí­tio é de Fer­nan­do Bit­tar e Jo­nas Su­as­su­na.

ME­TRO CU­RI­TI­BA

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.