Elei­to­ral. TSE vai in­ves­ti­gar PP e PMDB

Metro Brazil (ABC) - - Brasil -

O pre­si­den­te do TSE (Tri­bu­nal Su­pe­ri­or Elei­to­ral), Gil­mar Mendes, au­to­ri­zou a aber­tu­ra de in­ves­ti­ga­ção con­tra o PP e PMDB, acu­sa­dos de se be­ne­fi­ci­ar de es­que­ma de des­vio de re­cur­sos in­ves­ti­ga­do na La­va Ja­to.

O pro­ces­so foi aber­to a pe­di­do da cor­re­ge­do­ra-ge­ral da Jus­ti­ça Elei­to­ral, Ma­ria The­re­za de As­sis Mou­ra. “A aná­li­se pre­li­mi­nar da vo­lu­mo­sa do­cu­men­ta­ção de­no­ta a exis­tên­cia de fa­tos gra­ves a exi­gir a de­vi­da apu­ra­ção”, de­cla­rou a mi­nis­tra, após ana­li­sar re­ci­bos, com­pro­van­tes de trans­fe­rên­ci­as ban­cá­ri­as e do­a­ções fei­tas a cam­pa­nhas elei­to­rais.

A prin­ci­pal pro­va é o depoimento do ex-di­re­tor da Pe­tro­bras Paulo Roberto Cos­ta, que, em de­la­ção pre­mi­a­da, afir­mou ter fei­to re­pas­ses de di­nhei­ro aos dois par­ti­dos a par­tir de em­prei­tei­ras.

Na se­ma­na pas­sa­da, Mendes já ha­via au­to­ri­za­do apu­ra­ção con­tra o PT. Os re­la­to­res dos três pro­ces­sos se­rão es­co­lhi­dos por sor­teio. O ple­ná­rio do TSE dis­cu­ti­rá o te­ma na ses­são do dia 23.

Ca­so fi­que com­pro­va­do o fi­nan­ci­a­men­to ile­gal, a pe­na mais gra­ve é a ex­tin­ção das le­gen­das.

Do­a­ções le­gais O dois par­ti­dos di­vul­ga­ram no­tas ne­gan­do que as do­a­ções te­nham si­do ile­gais. O PMDB afir­ma que to­das as con­tas fo­ram apro­va­das pe­la Jus­ti­ça Elei­to­ral, “não sen­do en­con­tra­do ne­nhum in­dí­cio de ir­re­gu­la­ri­da­de”, e o PP, que “tem in­te­res­se no es­cla­re­ci­men­to dos fa­tos”.

ME­TRO BRA­SÍ­LIA

| ALAN MAR­QUES/FO­LHA­PRESS

Gil­mar Mendes au­to­ri­zou a apu­ra­ção

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.