Com vi­tó­ria nos 4x200m me­dley, Phelps che­ga ao 4º ou­ro no Rio (ago­ra so­ma 22 na car­rei­ra); ape­sar do ex­ce­len­te iní­cio de pro­va, Thi­a­go Pe­rei­ra ter­mi­na em 7º

Mai­or atle­ta olim­pi­co da his­to­ria, na­da­dor nor­te-ame­ri­ca­no che­ga a sua 22 me­da­lha de ou­ro, a quar­ta no Rio

Metro Brazil (ABC) - - Front Page - PAULO BORGIA ME­TRO SÃO PAULO

Omons­tro Mi­cha­el Phelps saiu da jau­la de no­vo. Des­sa vez pa­ra con­quis­tar seu quar­to ou­ro olím­pi­co, nos 200m me­dley.

Sua 22a me­da­lha de ou­ro em cin­co Olim­pía­das, a 26a so­man­do to­das as me­da­lhas. Não exis­te mais de­fi­ni­ções pa­ra o mi­to nor­te-ame­ri­ca­no, que ha­via dei­xa­do de na­dar após Lon­dres-2012, mas de­ci­diu vol­tar às pis­ci­nas pa­ra mais uma his­tó­ria, no Rio de Ja­nei­ro. Sor­te a nos­sa. A pro­va não se­ria fá­cil. Phelps lar­gou ao la­do de fa­vo­ri­tos co­mo o nor­te-ame­ri­ca­no Ryan Lo­ch­te, o ja­po­nês Ko­su­ke Ha­gi­no e, cla­ro, o bra­si­lei­ro Thi­a­go Pe­rei­ra.

Thi­a­go saiu mui­to bem e fe­chou os 50m ini­ci­ais em pri­mei­ro. A tor­ci­da na Par­que Aquá­ti­co foi abai­xo.

Nas vi­ra­das dos 100m e 150m Thi­a­go se man­te­ve en­tre os três pri­mei­ros, dan­do cla­ros si­nais de que uma me­da­lha che­ga­ria.

Mas foi nos 50m fi­nais que o bra­si­lei­ro can­sou. Foi aí que a len­da Phelps dis­pa­rou, sem dar chan­ces pa­ra ou­tros ad­ver­sá­ri­os. “Me sen­ti bem, saí pa­ra dis­pu­tar com o Mi­cha­el [Phelps] e ten­tar re­pe­tir Lon­dres. É du­ro ver que mi­nha me­da­lha saiu num tem­po to­tal­men­te ca­paz [de al­can­çar]. Mas o ca­ra lá de ci­ma sa­be o que faz”, dis­se Thi­a­go Pe­rei­ra, vi­si­vel­men­te tris­te, após a com­pe­ti­ção, úni­ca que o bra­si­lei­ro dis­pu­tou, exa­ta­men­te por­que sabia que ti­nha chan­ces de abo­ca­nhar uma me­da­lha.

Me­lhor pa­ra Phelps, que fe­chou com 1:54.66, mais de dois se­gun­dos à fren­te do me­da­lha de pra­ta, o ja­po­nês Ha­gi­no, e do bronze com o

chi­nês Shun Wang. Mas his­tó­ria não se en­cer­ra aqui. Após o quar­to ou­ro no Rio de Ja­nei­ro, Mi­cha­el Phelps vol­ta à pis­ci­na ho­je à noi­te, em sua úl­ti­ma fi­nal olím­pi­ca, nos 100m bor­bo­le­ta. Não se­rá fá­cil, afi­nal, te­rá ao seu la­do o hún­ga­ro Lasz­lo Cseh e o sul-afri­ca­no Chad le Clos. A chan­ce da 23a me­da­lha de ou­ro é cla­ra. Uma his­tó­ria que vai de­mo­rar pa­ra ser re­es­cri­ta.

Bra­sil na fi­nal

O Bra­sil bus­ca mais uma me­da­lha olím­pi­ca nes­ta noi­te, com Bru­no Fra­tus, que fez o sex­to me­lhor tem­po das se­mi­fi­nais dos 50m li­vre. Fra­tus foi o 4º co­lo­ca­do na pro­va em Lon­dres -2012. Íta­lo Man­zi­ne fez o dé­ci­mo-quin­to tem­po e fi­cou de fo­ra da fi­nal. Ou­tra chan­ce de me­da­lha pa­ra Bra­sil, a úl­ti­ma na na­ta­ção, po­de acon­te­cer no sá­ba­do, nos 4x100 me­dley, mas­cu­li­no e fe­mi­ni­no. Pa­ra is­so, pre­ci­sam pas­sar nas se­mi­fi­nais ho­je.

Fe­mi­ni­no

A noi­te che­gou ao fim com um fa­to cu­ri­o­so. Na fi­nal dos 100m fe­mi­ni­no, a nor­te-ame­ri­ca­na Simone Manuel e a ca­na­den­se Penny Olek­si­ak ba­te­ram jun­tas em pri­mei­ro, mar­can­do 52s70. As du­as ga­ran­ti­ram o ou­ro e ainda ba­te­ram o re­cor­de olím­pi­co. Nos 200m pei­to, Rie Ka­ne­to, do Ja­pão, fi­cou com o ou­ro, se­gui­da pe­la rus­sa Yu­lia Efi­mo­va e a chi­ne­sa Jin­glin Shi.

AL BEL­LO/GETTY IMA­GES

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.