Fo­cus. Mer­ca­do vê in­fla­ção mai­or e cor­te me­nor da Se­lic

Metro Brazil (ABC) - - Economia -

O Ban­co Cen­tral vai re­du­zir me­nos a ta­xa bá­si­ca de ju­ros nes­te ano, quan­do a in­fla­ção vai fi­car ain­da mai­or, se­gun­do pro­je­ções da pes­qui­sa se­ma­nal Fo­cus. A es­ti­ma­ti­va de eco­no­mis­tas con­sul­ta­dos pe­lo BC pa­ra a in­fla­ção es­te ano su­biu a 7,31%, so­bre 7,20% na se­ma­na an­te­ri­or.

Pa­ra 2017, a pro­je­ção foi man­ti­da em 5,14%. A me­ta pa­ra o pró­xi­mo ano é de 4,5%, com mar­gem de 1,5 pon­to per­cen­tu­al.

A ele­va­ção na pro­je­ção pa­ra o IPCA es­te ano veio após da­dos mais re­cen­tes mos­tra­rem re­sis­tên­cia da in­fla­ção. Em ju­lho, o IPCA su­biu 0,52%, acu­mu­lan­do al­ta de 8,74% em 12 me­ses, sob a for­te in­fluên­cia dos pre­ços de ali­men­tos.

Di­an­te da pres­são in­fla­ci­o­ná­ria, os eco­no­mis­tas pas­sa­ram a pro­je­tar uma que­da me­nor da ta­xa bá­si­ca de ju­ros, que es­tá em 14,25% há mais de um ano. A es­ti­ma­ti­va ago­ra é que a Se­lic en­cer­re o ano em 13,75%, so­bre 13,50% na se­ma­na an­te­ri­or. Pa­ra o fim de 2017, a pro­je­ção foi man­ti­da em 11%.

Já a ex­pec­ta­ti­va pa­ra a re­tra­ção do PIB es­te ano pas­sou a 3,20%, an­te que­da de 3,23% na se­ma­na an­te­ri­or. Pa­ra 2017, a pro­je­ção per­ma­ne­ceu em cres­ci­men­to de 1,10%. ME­TRO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.