MARATONA AQUÁTICA

Des­clas­si­fi­ca­ção de atle­ta fran­ce­sa ga­ran­te me­da­lha de bron­ze pa­ra Po­li­a­na Oki­mo­to, 1ª na­da­do­ra bra­si­lei­ra a su­bir no pó­dio olím­pi­co

Metro Brazil (ABC) - - Front Page -

Po­li­a­na Oki­mo­to en­trou pa­ra anos de­pois a his­tó­ria, nas águas de Co­pa­ca­ba­na. oQu­a­tro de so­frer de hi­po­ter­mia e de­sis­tir da dis­pu­ta nos Jo­gos de Lon­dres (2012), a na­da­do­ra bra­si­lei­ra che­gou em quar­to lu­gar na pro­va de maratona aquática (10 km) e, mes­mo as­sim, con­quis­tou a me­da­lha de bron­ze, a pri­mei­ra da na­ta­ção fe­mi­ni­na em uma Olim­pía­da.

A fran­ce­sa Au­re­lie Mul­ler, que che­gou na se­gun­da co­lo­ca­ção, foi eli­mi­na­da após atra­pa­lhar a ita­li­a­na Ra­che­le Bru­ni, que fi­cou em ter­cei­ro, mas her­dou a pra­ta. O ou­ro é da ho­lan­de­sa Sha­ron von Rouwen­da­al.

Mui­to emo­ci­o­na­da, a pau­lis­ta­na Po­li­a­na Oki­mo­to con­tou co­mo re­ce­beu a no­tí­cia que ha­via con­quis­ta­do a iné­di­ta me­da­lha olím­pi­ca. “Eu não es­ta­va nem acre­di­tan­do. Trei­na­mos tan­to. Eu me­re­cia es­sa me­da­lha, cons­truí ela. Que­ro só agra­de­cer a to­dos que me apoi­a­ram. Fiz a me­lhor pro­va da mi­nha vi­da. No fim, eu es­ta­va mor­ta, mas dei um gás no sprint. Eu não sa­bia so­bre a me­daCom lha en­quan­to não saiu o re­sul­ta­do ofi­ci­al. De­pois des­car­re­guei, veio o cho­ro”, dis­se Po­li­a­na Oki­mo­to às lá­gri­mas.

Uma das fa­vo­ri­tas pa­ra a pro­va, a bai­a­na Ana Mar­ce­la Cu­nha não te­ve um bom de­sem­pe­nho e ter­mi­nou a pro­va na 10a co­lo­ca­ção. “São de­ta­lhes que fa­zem di­fe­ren­ça. Te­nho cer­te­za de que dei meu má­xi­mo. Não foi dig­no de uma cam­peã mun­di­al. Es­tou tris­te”, la­men­tou Ana, que du­ran­te a pro­va não con­se­guiu pe­gar o isotô­ni­co ofe­re­ci­do aos atle­tas pa­ra re­por lí­qui­dos e sais mi­ne­rais.

Ho­je, às 9h, acon­te­ce a dis­pu­ta da pro­va mas­cu­li­na tam­bém no Pos­to 6 da praia, na al­tu­ra do For­te de Co­pa­ca­ba­na. Bron­ze no Pan-ame­ri­ca­no do Rio, em 2007, e 9o no Mun­di­al de Ka­zan, em 2015, Al­lan do Car­mo se­rá o re­pre­sen­tan­te do Bra­sil.

“Eu não es­ta­va nem acre­di­tan­do. Trei­na­mos tan­to. Eu me­re­cia es­sa me­da­lha, cons­truí ela. Fiz a me­lhor pro­va da mi­nha vi­da” PO­LI­A­NA OKI­MO­TO, NA­DA­DO­RA

ADAM PRETTY/GETTY IMAGES

Po­li­a­na fi­cou emo­ci­o­na­da com a vi­tó­ria ines­pe­ra­da

FO­TOS: CLI­VE RO­SE/GETTY IMAGES

A ita­li­a­na Ra­che­le Bru­ni (esq.) foi atra­pa­lha­da pe­la fran­ce­sa Au­re­lie Mul­ler, que aca­bou eli­mi­na­da

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.