Em car­ta, Dil­ma de­fen­de ple­bis­ci­to

Pre­si­den­te afas­ta­da faz mea-cul­pa e usa du­as ve­zes a pa­la­vra ‘gol­pe’

Metro Brazil (ABC) - - Brasil - MARCELO FREITAS

A 9 di­as de co­me­çar o jul­ga­men­to fi­nal no Se­na­do, a pre­si­den­te afas­ta­da, Dil­ma Rous­seff (PT), di­vul­gou on­tem a “Men­sa­gem ao Se­na­do e ao po­vo bra­si­lei­ro”, uma car­ta com o pro­pó­si­to de ten­tar re­ver­ter a si­tu­a­ção des­fa­vo­rá­vel no pro­ces­so de im­pe­a­ch­ment.

Dil­ma pro­põe, se vol­tar ao man­da­to, tra­ba­lhar por um ple­bis­ci­to pa­ra no­vas elei­ções e uma re­for­ma po­lí­ti­ca. A pe­tis­ta tam­bém pro­me­te de­fen­der um pac­to pa­ra pa­ci­fi­car o país, tra­tan­do o com­ba­te à cor­rup­ção co­mo ine­go­ciá­vel. “O de­sar­ma­men­to dos es­pí­ri­tos e o ar­re­fe­ci­men­to das pai­xões de­vem so­bre­por-se a to­do e qual­quer sen­ti­men­to de de­su­nião”, afir­mou, ao ler o do­cu­men­to.

A car­ta re­for­ça os ar­gu­men­tos da de­fe­sa: Dil­ma afir­ma não ter re­gis­tros de “de­so­nes­ti­da­de, co­var­dia ou trai­ção”, con­tas se­cre­tas no ou de­nún­ci­as de des­vio de re­cur­sos ou re­ce­bi­men­to de pro­pi­na. So­bre as pe­da­la­das fis­cais e os de­cre­tos sem au­to­ri­za­ção do Con­gres­so, ela mi­ni­mi­zou, di­zen­do tra­tar-se de atos de go­ver­no. “Não era cri­me na épo­ca de­les, e tam­bém não é cri­me ago­ra”, dis­se.

Dil­ma faz mea-cul­pa so­bre as crí­ti­cas ao go­ver­no. “Aco­lho es­sas crí­ti­cas com hu­mil­da­de e de­ter­mi­na­ção, pa­ra que pos­sa­mos cons­truir um no­vo ca­mi­nho”, de­cla­rou.

Dil­ma re­cor­reu à pró­pria his­tó­ria pa­ra fa­zer um ape­lo aos se­na­do­res pa­ra que “não con­de­nem uma ino­cen­te”. “A vi­da me en­si­nou o sen­ti­do mais pro­fun­do da es­pe­ran­ça. Re­sis­ti ao cár­ce­re e à tor­tu­ra. Gos­ta­ria de não ter que re­sis­tir à frau­de e à mais in­fa­me in­jus­ti­ça.” O pre­si­den­te do STF (Su­pre­mo Tri­bu­nal Fe­de­ral), Ri­car­do Lewan­dows­ki, faz ho­je reu­nião com se­na­do­res pa­ra de­fi­nir co­mo se­rá a ses­são do im­pe­a­ch­ment.

| LULA MARQUES/AGÊNCIA PT

Des­de que foi afas­ta­da, Dil­ma fez vá­ri­as ver­sões da car­ta

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.