Alu­guel no­vo tem que­da re­al de 12,84%

Pre­ços man­ti­ve­ram tra­je­tó­ria de de­clí­nio no iní­cio do se­gun­do se­mes­tre. Sem con­si­de­rar a in­fla­ção, re­cuo em 12 me­ses foi de 523%

Metro Brazil (ABC) - - Economia -

Os pre­ços mé­di­os pa­ra no­vos alu­guéis se­guem em que­da no iní­cio do se­gun­do se­mes­tre, dan­do po­der de bar­ga­nha pa­ra que in­qui­li­nos ne­go­ci­em com pro­pri­e­tá­ri­os. Em 12 me­ses até ju­lho, o re­cuo re­al foi de 12,84%, se­gun­do o ín­di­ce Fi­peZap de Lo­ca­ção.

Es­sa va­ri­a­ção é re­sul­ta­do de uma que­da no­mi­nal dos pre­ços dos alu­guéis anun­ci­a­dos de 5,23% no pe­río­do, con­tra uma in­fla­ção de 8,74% me­di­da pe­lo IPCA.

As 11 ci­da­des mo­ni­to­ra­das pe­lo ín­di­ce mos­tra­ram re­sul­ta­dos in­fe­ri­o­res à in­fla­ção em 12 me­ses. Ape­nas em Cu­ri­ti­ba não hou­ve que­da no­mi­nal no pre­ço mé­dio de lo­ca­ção. O mai­or re­cuo foi re­gis­tra­do no Rio de Ja­nei­ro (-9,35%). Em São Pau­lo, a que­da no­mi­nal fi­cou em 4,24%.

Ao mes­mo tem­po em os pre­ços de no­vos alu­guéis re­cu­am, a in­fla­ção me­di­da pe­lo IGP-M, ín­di­ce usa­do pa­ra re­a­jus­te da mai­or par­te dos con­tra­tos em an­da­men­to, fi­cou em 11,63%. Is­so sig­ni­fi­ca que po­de va­ler a pe­na ne­go­ci­ar um re­a­jus­te me­nor com o pro­pri­e­tá­rio do atu­al imó­vel ou pro­cu­rar um no­vo.

Se­gun­do Jo­sé Au­gus­to Vi­a­na Ne­to, pre­si­den­te do Cre­ci-SP (Con­se­lho Re­gi­o­nal de Cor­re­to­res de Imó­veis de São Pau­lo), o aper­to fi­nan­cei­ro tem le­va­do mui­tas fa­mí­li­as a tro­car o alu­guel mais ca­ro pe­lo mais ba­ra­to.

Em ju­nho, o nú­me­ro de imó­veis alu­ga­dos de­vol­vi­dos e São Pau­lo foi 26% mai­or que o de ca­sas e apar­ta­men­tos lo­ca­dos no mes­mo mês. Tra­ta-se de um re­cor­de no pri­mei­ro se­mes­tre do ano.

“Es­sa on­da de de­vo­lu­ções de­cor­re do aper­to fi­nan­cei­ro que as fa­mí­li­as vi­vem”, afir­ma o pre­si­den­te do Cres­ci-SP. Mais da me­ta­de das de­vo­lu­ções (51,96%) acon­te­ceu por mo­ti­vos fi­nan­cei­ros, um si­nal do im­pac­to da cri­se e do de­sem­pre­go.

Ren­ta­bi­li­da­de Pa­ra pro­pri­e­tá­ri­os de imó­veis, o ren­di­men­to com o alu­guel a re­ce­ber nos pró­xi­mos 12 me­ses se­rá de 4,4%, se­gun­do o ín­di­ce Fi­peZap. A va­ri­a­ção está aci­ma do ga­nho da pou­pan­ça no mes­mo pe­río­do, que apre­sen­ta que­da re­al de 0,4%, mas bem dis­tan­te da ta­xa de ju­ros re­al, de 7,2%.

A mai­or ren­ta­bi­li­da­de foi re­gis­tra­da em San­tos, com avan­ço de 6,4%, se­gui­da por Re­ci­fe, com 5,1%.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.