Ex­pur­gos tur­cos che­gam a em­pre­sas

Po­lí­cia bus­cou 120 exe­cu­ti­vos acu­sa­dos de par­ti­ci­pa­ção no gol­pe fra­cas­sa­do

Metro Brazil (ABC) - - Economia -

A po­lí­cia da Tur­quia re­a­li­zou on­tem ope­ra­ções si­mul­tâ­ne­as em 44 em­pre­sas de Is­tam­bul e ti­nha man­da­dos pa­ra de­ter 120 exe­cu­ti­vos de com­pa­nhi­as, co­mo par­te da in­ves­ti­ga­ção so­bre a ten­ta­ti­va fra­cas­sa­da de gol­pe mi­li­tar do mês pas­sa­do.

As em­pre­sas fo­ram acu­sa­das de dar apoio fi­nan­cei­ro ao mo­vi­men­to do clé­ri­go mu­çul­ma­no Fethul­lah Gu­len, re­si­den­te nos Es­ta­dos Uni­dos, acu­sa­do pe­lo go­ver­no de or­ques­trar o gol­pe fra­cas­sa­do de 15 de ju­lho.

A po­lí­cia ini­ci­ou as bus­cas nos bair­ros de Us­ku­dar e Um­ra­niye, em Is­tam­bul, in­cluin­do edi­fí­ci­os de uma hol­ding não men­ci­o­na­da. Não há in­for­ma­ções de quan­tos fo­ram de­ti­dos. Des­de o gol­pe, mais de 35 mil pes­so­as fo­ram pre­sas, das quais 17 mil for­mal­men­te e de­ze­nas de mi­lha­res, sus­pen­sas, em um ex­pur­go en­tre mi­li­ta­res, agen­tes da lei e fun­ci­o­ná­ri­os da edu­ca­ção e da Jus­ti­ça.

O pre­si­den­te tur­co, Re­cep Tayyip Er­do­gan, acu­sa Gu­len de co­man­dar uma re­de am­pla de es­co­las, ins­ti­tui­ções de ca­ri­da­de e ne­gó­ci­os, cons­ti­tuí­da na Tur­quia e no ex­te­ri­or ao lon­go de dé­ca­das, pa­ra in­fil­trar ins­ti­tui­ções es­ta­tais e for­mar uma “es­tru­tu­ra pa­ra­le­la” cu­ja me­ta é do­mi­nar o país.

Er­do­gan pro­me­teu cor­tar as fon­tes de re­cei­ta dos ne­gó­ci­os li­ga­dos a Gu­len, des­cre­ven­do-os co­mo “ni­nhos de ter­ro­ris­mo”.

| OSMAN ORSAL/REUTERS

Dis­tri­to fi­nan­cei­ro em Is­tam­bul: 44 em­pre­sas ‘vi­si­ta­das’

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.