Sím­bo­lo de li­ber­da­de, El­ke Ma­ra­vi­lha mor­re aos 71 anos

Metro Brazil (ABC) - - Cultura -

Mor­reu na ma­dru­ga­da de on­tem a atriz e can­to­ra El­ke Ma­ra­vi­lha. Rus­sa ra­di­ca­da no Bra­sil, ela es­ta­va in­ter­na­da há 20 di­as pa­ra tra­tar com­pli­ca­ções de uma úl­ce­ra com a qual con­vi­via há anos. A ar­tis­ta se­rá ve­la­da ho­je, às 9h, no Te­a­tro Car­los Go­mes, no Rio.

“Co­mo ela mes­ma di­zia, foi brin­car de ou­tra coi­sa. Que to­dos os deu­ses, que ela tan­to ama­va, es­te­jam com ela nes­sa vi­a­gem”, dis­se uma no­ta pu­bli­ca­da pe­los fa­mi­li­a­res da ar­tis­ta na pá­gi­na de­la no Fa­ce­bo­ok. O tex­to ter­mi­na com uma de su­as cé­le­bres e oti­mis­tas fra­ses: “Cri­an­ças, con­vi­ver é o gran­de ba­ra­to da vi­da, apro­vei­tem e con­vi­vam”.

Co­nhe­ci­da por par­ti­ci­par de pro­gra­mas de ca­lou­ros na TV, El­ke foi mais que uma per­so­na­gem do en­tre­te­ni­men­to. Por trás da ma­qui­a­gem e do fi­gu­ri­no ex­tra­va­gan­tes, ela foi uma ati­vis­ta da li­ber­da­de em to­das su­as fa­ce­tas: po­lí­ti­ca, se­xu­al e re­li­gi­o­sa.

Es­sa bus­ca pe­la li­ber­da­de co­me­çou ce­do em sua vi­da. Fi­lha de um rus­so e uma ale­mã que dei­xa­ram a URSS pa­ra fu­gir da re­pres­são so­vié­ti­ca, El­ke foi na­tu­ra­li­za­da brasileira aos 6 anos, pas­sou a in­fân­cia em Mi­nas Ge­rais e mu­dou-se pa­ra o Rio aos 20, on­de pas­sou a tra­ba­lhar co­mo mo­de­lo.

Do­na de uma be­le­za es­ton­te­an­te, era mais co­nhe­ci­da, po­rém, por sua per­so­na­li­da­de for­te. Foi pre­sa no fim de 1971, du­ran­te a di­ta­du­ra, e te­ve sua ci­da­da­nia ca­ça­da por de­nun­ci­ar o su­mi­ço de ami­gos.

Na mes­ma épo­ca, tor­nou-se fi­gu­ra cons­tan­te no ci­ne­ma e na TV. Par­ti­ci­pou de 28 fil­mes e pro­ta­go­ni­zou 11 pe­ças te­a­trais. Fi­cou co­nhe­ci­da, po­rém, por sua in­fluên­cia na mo­da e por sua pre­sen­ça nos con­cur­sos de ca­lou­ros da te­le­vi­são nos anos 1970 e 1980.

El­ke ca­sou-se oi­to ve­zes, não te­ve fi­lhos, im­pul­si­o­nou a car­rei­ra de drag que­ens e foi es­co­lhi­da rai­nha pe­la as­so­ci­a­ção de pros­ti­tu­tas ca­ri­o­cas.

| RAQUEL CUNHA/FOLHAPRESS

Atriz e can­to­ra foi re­fe­rên­cia pa­ra di­ver­sos ar­tis­tas do país

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.