JOÃO HAVELANGE MOR­RE AOS 100 ANOS

Metro Brazil (ABC) - - Esporte -

O ex-pre­si­den­te da Fi­fa João Havelange mor­reu on­tem, aos 100 anos, no Rio de Ja­nei­ro, on­de es­ta­va in­ter­na­do des­de ju­lho pa­ra tra­ta­men­to de pneu­mo­nia. O en­ter­ro se­rá ho­je, às 15h, no ce­mi­té­rio São João Ba­tis­ta, em Bo­ta­fo­go.

Co­mo atle­ta, Havelange com­pe­tiu em du­as Olim­pía­das: Ber­lim (1948), na na­ta­ção, e Hel­sin­que (1952), no po­lo aquá­ti­co. Co­mo di­ri­gen­te, as­su­miu o co­man­do da CBD (Con­fe­de­ra­ção Brasileira de Des­por­tos), em 1952. Du­ran­te os 18 anos que es­te­ve à fren­te da en­ti­da­de, viu o Bra­sil ser tri­cam­peão mun­di­al de futebol: Sué­cia (1958); Chi­le (1962) e Mé­xi­co (1970).

Em 1974, foi elei­to o pri­mei­ro pre­si­den­te de um país fora da Eu­ro­pa a li­de­rar a Fi­fa. Após su­ces­si­vas re­e­lei­ções, per­ma­ne­ceu co­mo o ho­mem mais po­de­ro­so do futebol por 24 anos. Nes­te pe­río­do, or­ga­ni­zou seis Co­pas do Mun­do (o Bra­sil ga­nhou a de 1994) e vi­si­tou mais de 180 paí­ses. Em 1998, foi su­ce­di­do pe­lo eco­no­mis­ta suí­ço Jo­seph Blat­ter.

Havelange co­me­çou a fa­zer par­te do Co­mi­tê Olím­pi­co In­ter­na­ci­o­nal (COI) em 1963. Em 2011, re­nun­ci­ou em meio à ame­a­ça do COI de abrir uma in­ves­ti­ga­ção con- tra ele por sus­pei­ta de cor­rup­ção. Na épo­ca, o di­ri­gen­te jus­ti­fi­cou a saí­da por mo­ti­vos de saú­de. Fora do COI, ele con­se­guiu evi­tar ser pu­ni­do e o pro­ces­so foi ar­qui­va­do. Dois anos de­pois, re­nun­ci­ou ao car­go de pre­si­den­te de hon­ra da Fi­fa.

A mor­te de Havelange ga­nhou re­per­cus­são in­ter­na­ci­o­nal. Al­guns veí­cu­los, co­mo “CNN”, “The Gu­ar­di­an” e “Le Mon­de”, ci­ta­ram a man­cha no le­ga­do do di­ri­gen­te, quan­do foi acu­sa­do, em 2012, de su­bor­no e cor­rup­ção em con­tra­tos da Fi­fa.

On­tem, a al­ta cú­pu­la do COI re­sol­veu não pres­tar ho­me­na­gem a Havelange. “Não ha­ve­rá um ato, mas um re­co­nhe­ci­men­to”, de­cla­rou Ju­an An­to­nio Sa­ma­ran­ch Jr, vi­ce-pre­si­den­te da en­ti­da­de.

IAN WALDIE/REUTERS

24 anos de ser­vi­ços pres­ta­dos à Fi­fa

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.