Po­lí­cia pren­de no­ve e não des­car­ta PCC em ata­ques

Pe­la pri­mei­ra vez o go­ver­no es­ta­du­al ad­mi­te pos­sí­vel par­ti­ci­pa­ção da fac­ção cri­mi­no­sa nas ações. Em ca­sa uti­li­za­da por sus­pei­tos, in­ves­ti­ga­do­res en­con­tra­ram ar­ma­men­to e mu­ni­ção que po­dem ter si­do des­vi­a­dos do exér­ci­to de Is­ra­el

Metro Brazil (ABC) - - Foco - ABC

A Po­lí­cia Ci­vil dis­se on­tem ter pren­di­do até ago­ra no­ve sus­pei­tos de en­vol­vi­men­to na ten­ta­ti­va de as­sal­to à se­de da Pro­te­ge em San­to An­dré, na ma­dru­ga­da de an­te­on­tem.

Pe­la pri­mei­ra vez des­de a sé­rie de ata­ques a trans­por­ta­do­ras de va­lo­res com as mes­mas ca­rac­te­rís­ti­cas no Es­ta­do, o go­ver­no ad­mi­tiu que as qua­dri­lhas pos­sam es­tar agin­do com au­xí­lio do PCC (Pri­mei­ro Co­man­do da Ca­pi­tal), or­ga­ni­za­ção cri­mi­no­sa que atua den­tro e fo­ra dos pre­sí­di­os pau­lis­tas.

O de­le­ga­do Rui Fer­raz Fon­tes, do De­narc (De­par­ta­men­to Es­ta­du­al de Pre­ven­ção e Re­pres­são ao Nar­co­trá­fi­co), afir­mou que há co­o­pe­ra­ção en­tre os gru­pos cri­mi­no­sos. “Não dá pa­ra di­zer quan­tos dos de­ti­dos têm re­la­ção com o trá­fi­co, por exem­plo. O que sa­be­mos é que as qua­dri­lhas in­te­ra­gem en­tre si”, dis­se.

A po­lí­cia che­gou aos pri­mei­ros se­te sus­pei­tos ain­da na noi­te de quar­ta-fei­ra, após in­ter­cep­tar li­ga­ção de um in­ves­ti­ga­do por li­ga­ção ao trá­fi­co a um dos in­te­gran­tes da qua­dri­lha que agiu em San­to An­dré. Eles es­ta­vam em uma chá­ca­ra em Ita­pe­ce­ri­ca da Ser­ra. No lo­cal, in­ves­ti­ga­do­res en­con­tra­ram um veí­cu­lo cheio de pa­péis, en­tre eles uma con­ta d’água.

Os po­li­ci­ais fo­ram en­tão ao en­de­re­ço da co­bran­ça, uma ca­sa na Vi­la Al­pi­na, zo­na les­te de São Pau­lo, on­de en­con­tra­ram um ar­se­nal de ar­mas que po­dem ter si­do usa­das no ata­que.

Fo­ram apre­en­di­dos 25 fu­zis, in­cluin­do dois de ca­li­bre .50 (po­de atin­gir al­vos a seis quilô­me­tros de dis­tân­cia), no­ve pis­to­las au­to­má­ti­cas, uma gra­na­da, 50 car­re­ga­do­res com mu­ni­ções vin­das de Is­ra­el, 18 co­le­tes à pro­va de ba­la e ca­bos pa­ra aci­o­nar ex­plo­si­vos.

A po­lí­cia investiga a ori­gem do ar­ma­men­to, que po­de ter si­do des­vi­a­do do exér­ci­to de Is­ra­el.

O go­ver­na­dor Ge­ral­do Alck­min (PSDB) dis­se on­tem ser a fa­vor de no­vas re­gras pa­ra trans­por­ta­do­ras de va­lo­res. “O que de­fen­do é o ca­das­tra­men­to das em­pre­sas, em par­ce­ria com a Po­lí­cia Fe­de­ral.”

| NEWTON ME­NE­ZES/FU­TU­RA PRESS

De­le­ga­dos apre­sen­ta­ram on­tem pa­ra a im­pren­sa ar­mas en­con­tra­das com os sus­pei­tos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.