Vol­vo e Uber se ali­am pa­ra de­sen­vol­ver car­ro autô­no­mo

Metro Brazil (ABC) - - Economia - SÃO PAU­LO

A Vol­vo anun­ci­ou on­tem um acor­do de US$ 300 mi­lhões com o Uber pa­ra o de­sen­vol­vi­men­to de car­ros autô­no­mos. Na ali­an­ça, o Uber vai com­prar veí­cu­los da mar­ca e ins­ta­lar seus pró­prio sis­te­ma de di­re­ção sem mo­to­ris­ta. En­quan­to is­so, a Vol­vo vai usar os mes­mos car­ros pa­ra seu pró­prio pro­je­to de di­re­ção autô­no­ma, que é ba­se­a­do em um pla­no que ain­da pre­vê um mo­to­ris­ta no veí­cu­lo.

Os car­ros autô­no­mos que a Vol­vo es­tá ima­gi­nan­do se­rão co­mo veí­cu­los nor­mais, mas que po­dem aler­tar ao mo­to­ris­ta qu­an­do o mo­do de pi­lo­to au­to­má­ti­co po­de ser ati­va­do.

As em­pre­sas de trans­por­te ur­ba­no por apli­ca­ti­vos têm for­ma­do ali­an­ças com gran­des mon­ta­do­ras de veí­cu­los pa­ra ace­le­ra­rem es­for­ços pa­ra o lan­ça­men­to de car­ros que não pre­ci­sam de mo­to­ris­tas. Com­pa­nhi­as co­mo Uber vão con­se­guir gran­des eco­no­mi­as com o item de mai­or cus­to, seus pró­pri­os mo­to­ris­tas, se con­se­gui­rem in­cor­po­rar os veí­cu­los autô­no­mos em su­as fro­tas.

A Toyo­ta já anun­ci­ou que es­tá in­ves­tin­do no Uber e a ri­val Volkswa­gen es­tá apoi­an­do a Gett, uma em­pre­sa de trans­por­te via apli­ca­ti­vo. En­quan­to is­so, a GM com­prou uma par­ti­ci­pa­ção na Lyft, ri­val do Uber.

Ca­mi­nhão

O Uber tam­bém anun­ci­ou on­tem a com­pra da em­pre­sa ini­ci­an­te vol­ta­da ao de­sen­vol­vi­men­to de ca­mi­nhões autô­no­mos Ot­to. As em­pre­sas es­pe­ram ga­nhos de pro­du­ti­vi­da­de com a no­va tec­no­lo­gia, que per­mi­ti­rá que os ca­mi­nhões tra­ba­lhem dia e noi­te. Até o mo­men­to, a Ot­to tes­tou ca­mi­nhões autô­no­mos so­men­te pa­ra uso em es­tra­das.

| KAI PFAFFENBACH/REUTERS

Ali­an­ça pre­vê in­ves­ti­men­tos de US$ 300 mi

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.