Ci­da­de olím­pi­ca

Com equi­pa­men­tos de ex­ce­lên­cia, mu­ni­cí­pio re­ce­be com­pe­ti­ções e atle­tas a ní­vel in­ter­na­ci­o­nal. Es­pa­ços es­por­ti­vos tam­bém ser­vem pa­ra aten­der a po­pu­la­ção do mu­ni­cí­pio

Metro Brazil (ABC) - - Aniversário De São Bernardo -

O cres­ci­men­to do es­por­te em São Bernardo nos úl­ti­mos anos é no­tó­rio e não há co­mo pas­sar des­per­ce­bi­do. Após um bom tem­po sem tí­tu­los nos Jo­gos Re­gi­o­nais e Aber­tos, a ci­da­de vol­tou a le­van­tar as ta­ças da com­pe­ti­ção, além de for­mar equi­pes com atle­tas de al­to ren­di­men­to e cons­truir equi­pa­men­tos es­por­ti­vos de al­ta qua­li­da­de.

Pa­ra ci­tar ape­nas al­guns dos prin­ci­pais es­pa­ços, va­le lem­brar o an­ti­go clu­be da Volkswa­gen, lo­ca­li­za­do no Jar­dim Ira­já, que hoje é um cen­tro de atle­tis­mo, han­de­bol e ginástica, to­dos de pon­ta. O lo­cal re­ce­beu de­le­ga­ções que es­tão dis­pu­tan­do os Jo­gos Olím­pi­cos do Rio de Ja­nei­ro.

“Es­ses equi­pa­men­tos en­vol­vem a ci­da­de de to­das as ma­nei­ras. Não só aten­de o al­to ren­di­men­to, mas tam­bém a for­ma­ção, ini­ci­a­ção e mes­mo o es­por­te es­pon­tâ­neo, que con­si­de­ra o ci­da­dão que quer cui­dar da saú­de, ca­mi­nhar, mas não ser atle­ta. Além dis­so, mo­der­ni­za­mos ou­tros es­pa­ços, co­mo o es­tá­dio Pri­mei­ro de Maio, que re­ce­beu se­le­ções que es­ta­vam dis­pu­tan­do a Olim­pía­da”, dis­se o se­cre­tá­rio de Es­por­tes, José Ale­xan­dre De­ve­sa.

Na ginástica, o Ja­pão uti­li­zou o lo­cal pa­ra acli­ma­ta­ção e a Es­lo­vê­nia ocu­pou as áre­as do atle­tis­mo. For­ma­ção Ou­tra ca­rac­te­rís­ti­ca en­rai­za­da no es­por­te da ci­da­de é a for­ma­ção de no­vos ta­len­tos, já con­si­de­ra­da uma tra­di­ção. “A po­lí­ti­ca de es­por­tes de São Bernardo aten­de to­das as ma­ni­fes­ta­ções es­por­ti­vas. Des­de o edu­ca­ci­o­nal, de par­ti­ci­pa­ção, al­to ren­di­men­to e, cla­ro, a for­ma­ção com os tra­ba­lhos nas ca­te­go­ri­as de ba­se. De­sen­vol­ve­mos não so­men­te o atle­ta, mas o ci­da­dão.”

A ci­da­de é des­ta­que pa­ra as equi­pes de vô­lei e han­de­bol, com atle­tas for­ma­dos no mu­ni­cí­pio e que ser­vem as se­le­ções bra­si­lei­ras, da ba­se até ca­te­go­ria adul­to.

Após re­ce­ber os Jo­gos Re­gi­o­nais em ju­lho - e se sa­grar cam­peão -, o mu­ni­cí­pio se pre­pa­ra pa­ra tam­bém abri­gar os Jo­gos Aber­tos do In­te­ri­or, em se­tem­bro. São Bernardo con­quis­tou o tí­tu­lo des­se tor­neio três ve­zes nos úl­ti­mos cin­co anos.

“Es­ta­mos tra­ba­lhan­do for­te pa­ra re­ce­ber as de­le­ga­ções da me­lhor ma­nei­ra e bus­car no­va­men­te o tí­tu­lo. Nos pro­gra­ma­mos pa­ra uti­li­zar­mos os atle­tas que es­tão nas Olim­pía­das qu­an­do vol­ta­rem. Se­rão 16 mil atle­tas no to­tal e mais de 200 mu­ni­cí­pi­os. É um even­to de gran­de por­te”, con­cluiu. ABC

| RA­QUEL TOTH/DI­VUL­GA­ÇÃO

São Bernardo se tor­nou tam­bém re­fe­rên­cia na ginástica

| DI­VUL­GA­ÇÃO | RA­QUEL TOTH/DI­VUL­GA­ÇÃO | WIL­SON MAGÃO/DI­VUL­GA­ÇÃO

Cen­tro de atle­tis­mo é re­fe­rên­cia no país Ginástica é um dos des­ta­ques da ci­da­de Cen­tro de Atle­tis­mo dá su­por­te pa­ra di­ver­sos es­por­tes

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.